Números demonstram o pleno domínio da Direita e do Centro nas prefeituras de todo o Brasil
29/10/2024 às 21:19 Ler na área do assinanteDe acordo com levantamento do Drive/Poder360, os partidos de direita e centro conquistaram a maioria das prefeituras no país, consolidando sua presença nas administrações municipais.
Dados indicam que, das 5.569 prefeituras, 2.673 estão sob a gestão de partidos classificados como de direita, enquanto os partidos de centro assumem o comando de 2.144.
Em contraste, os partidos de esquerda administram 752 prefeituras.
Essa classificação ideológica, adaptada do estudo “Uma Nova Classificação Ideológica dos Partidos Políticos Brasileiros” realizado por cientistas políticos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), distribui os partidos brasileiros em três blocos principais.
Considerando-se como partidos de esquerda legendas como PC do B, PDT, PSB, PSOL, PSTU, PT, PV e Rede, percebe-se que esta ala encontra-se com menor representatividade em comparação aos partidos de centro e direita, como mostra o levantamento recente.
Entre os partidos considerados de centro estão Agir, Avante, Cidadania, DC, MDB, Mobiliza, Podemos, PMB, PSD e Solidariedade, enquanto a direita inclui Novo, PL, PP, PRD, PRTB, PSDB, Republicanos e União Brasil. Esses grupos apresentam uma concentração substancial no cenário municipal, destacando o peso político que as legendas de direita e centro detêm atualmente no Brasil.
Este cenário de distribuição ideológica reflete tendências recentes na política brasileira, onde a predominância de partidos de direita e centro parece cada vez mais consolidada.
Carlos Arouck
Policial federal. É formado em Direito e Administração de Empresas.