A inevitável queda de braço entre Lula e os novos prefeitos eleitos
29/10/2024 às 06:09 Ler na área do assinanteO que vai acontecer na política nacional a partir de agora?
Com a derrota absoluta nas eleições municipais, o governo Lula tentará emplacar uma agenda mais centralizadora e anti-municipalista.
A tendência é Lula tentar concentrar mais recursos e poder na União, retirando recursos e poder dos municípios.
Os prefeitos que precisarem de recursos terão que ficar mendigando em Brasília, e caçando deputados que tenham emendas para gastar.
Como os deputados que votam alinhados com o governo recebem mais emendas, esse tendem a ser mais procurados pelos prefeitos e portanto ter mais poder.
Essa será a queda de braço: União vs municípios. Isso pode derrubar ainda mais a popularidade do Lula, se a oposição souber trabalhar.
Paralelamente, visando 2026, parte dos parlamentares tendem a desembarcar do governo Lula. Políticos fisiologistas (vulgo centrão) tendem a não querer ficar do lado que vai perder. Eu apostaria que Kassab e União Brasil vão desembarcar.
Lula terá mais dificuldade nos 2 últimos anos de governo do que nos 2 primeiros.
O reflexo desse rearranjo já poderá ser observado nas eleições para a presidência da Câmara e Senado.
Se a oposição trabalhar com estratégia, sem o viés intergaláctico, dá pra levar vantagem.
Ricardo Santi.
Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o recém lançado livro "Dossiê Globo - Os Segredos da Emissora". A obra expõe escândalos, crimes, casos de assédio, acordos e escusas relações políticas que aconteceram dentro da Globo. Clique no link abaixo:
https://realiser.com.br/dossie-globo/
Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Contamos com você!