Furacão deixa mortos e causa estragos

Ler na área do assinante

A tempestade tropical Oscar, que se intensificou e atingiu a costa leste de Cuba como um furacão de categoria 1, deixou seis mortos e provocou fortes chuvas nesta segunda-feira (21). Com ventos sustentados de 65 km/h, a tempestade avançava em direção ao norte a uma velocidade de 11 km/h. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), Oscar estava localizado a cerca de 130 quilômetros ao noroeste de Guantánamo, Cuba.

As autoridades cubanas confirmaram que as seis mortes ocorreram na localidade de San Antonio Sur, na província de Guantánamo. O presidente Miguel Díaz-Canel corroborou esse número preliminar de vítimas.

"Chuvas intensas" foram relatadas pelo especialista José Rubiera, com Oscar se movendo em direção às Bahamas, após causar danos significativos em Cuba. Estimava-se que a região leste da ilha receberia até 36 centímetros de chuva, com áreas isoladas chegando a registrar até 51 centímetros.

O especialista em furacões do NHC, Philippe Papin, destacou que as maiores preocupações eram as inundações e possíveis deslizamentos de terra causados pelas fortes precipitações. Já Michael Lowry, outro especialista em furacões, chamou atenção para o fato de que Oscar era o menor furacão já registrado, com um campo de ventos de apenas dez quilômetros de diâmetro, surpreendendo os meteorologistas, que não previram que a tempestade se tornaria um furacão antes de atingir as Bahamas.

Oscar tocou terra em Guantánamo, perto da cidade de Baracoa, no domingo (20), com ventos de 120 km/h, e já havia causado estragos nas Bahamas no sábado (19), forçando evacuações e deixando vários danos em residências. Na província oriental de Cuba, foram relatadas ondas de até dois metros, além de danos a telhados e muros em Baracoa.

A tempestade deve deixar a costa norte de Cuba até a noite de segunda e se aproximar das Bahamas nas próximas horas, com alertas de tempestade emitidos para as regiões costeiras cubanas de Las Tunas, Holguín e Guantánamo, assim como para o sudeste das Bahamas.

Além dos impactos de Oscar, Cuba ainda enfrentava os efeitos de um apagão generalizado ocorrido na sexta-feira (18), com grande parte da população sem energia até o último sábado. As autoridades esperavam restaurar o serviço até esta segunda ou terça-feira.

Enquanto isso, a tempestade tropical Kristy se formou ao sul do Pacífico mexicano, mas não representa ameaça imediata a áreas habitadas.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira três livros bombásticos pelo preço de um. Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/pages/page

O próprio Bolsonaro já conhece os livros. Confira:

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar