"DIREITA RS" se consolida como o maior movimento conservador gaúcho
Em 2024, foram 14 membros eleitos
23/10/2024 às 18:16 Ler na área do assinanteO Direita RS, movimento conservador de jovens políticos gaúchos, fundado em março de 2023, tem por objetivo expandir os princípios da direita por todo o estado. Em 2024, o movimento estreou nas eleições contando com 28 candidaturas, sendo 25 para o cargo de vereador, dois postulantes ao cargo de vice-prefeito e uma candidata a prefeita.
O presidente do movimento, Rony Gabriel, orgulhoso dos resultados, destaca que “durante o ano que passou, foram realizadas reuniões semanais de estratégia, tirando dúvidas, fortalecendo as pautas do conservadorismo, ampliando a comunicação por meio das redes sociais e o principal, colocando o povo na rua. A troca de experiência foi muito importante, pois muitos dos nossos candidatos estavam colocando seu nome à disposição pela primeira vez, e contavam com o apoio um dos outros. Nosso objetivo é construir uma base forte de direita para contrapor a estrutura que a esquerda vem construindo durante mais de 40 anos no Brasil". Rony elegeu-se vereador em Erechim, alcançando a expressiva votação de 2046 votos, sendo um dos mais votados da história do município de Erechim no norte gaúcho..
O vice-presidente, Hiago Morandi, somou 11.403 votos, foi recordista e tornou-se o vereador mais votado da história de Caxias do Sul, sendo eleito pela primeira vez.
Antonio Worst, coordenador do movimento, foi o vereador mais votado da história de Estância Velha, conquistando 1.943 votos em sua reeleição.
Em Três Coroas, o vereador Lucas de Freitas foi reeleito com 1.730 votos, sendo o mais votado da cidade, somando 12,70% dos votos válidos.
Na região sul, em Pelotas, Marcelo Bagé fez história. Foram 5.540 votos, sendo o segundo mais votado do município e conquistando pela primeira vez a cadeira no poder legislativo.
O movimento reelegeu, em Passo Fundo, uma das mulheres mais promissoras da direita. A vereadora Ada Munareto foi a terceira mais votada da cidade com 3.028 votos, garantindo novamente sua cadeira na Câmara de Vereadores.
Felipe Faller, coordenador em Cachoeira do Sul, foi à reeleição e bateu a marca dos 1.211 votos e se tornou o segundo mais votado do município.
Com o lema “Eu por ti. Nós por Santa Rosa”, Enzo Fontana entrou pra história do município, sendo o vereador mais jovem já eleito, com 21 anos, alcançando 675 votos.
Darlan Jesus, destaque no Brasil pela sua forte atuação durante os resgates às vítimas da maior tragédia do estado, elegeu-se vereador em Farroupilha, com 825 votos, já em sua primeira eleição disputada.
Em Viamão, Thiago Gutierres foi reeleito vereador, com 1.677 votos.
Robledo Andreoli conquistou sua primeira vaga no legislativo de Anta Gorda com 302 votos.
Além de cargos ao legislativo, o movimento mostrou sua força colocando três nomes em chapas majoritárias. No município de Sertão, no norte do Estado, Fernando Luis elegeu-se como vice-prefeito, ao lado do prefeito Homero Fochesatto, alcançando 1.768 votos. Outro vice-prefeito eleito foi David Moura, na cidade de Paverama, ao lado da prefeita Michele Vargas, quando somaram 2.663 votos.
Já em Santa Maria, uma das maiores cidades do Estado, estando dentre os cinco principais pátios eleitorais do Rio Grande do Sul, o movimento lançou a vereadora Roberta Leitão como candidata a prefeita. Ela, com o apoio do sempre presidente Bolsonaro, somou mais de 26 mil votos.
Candidatos do Direita RS:
Vereadores:
1- Rony Gabriel - Eleito
2- Cristiel Lemos - Suplente
3- Ricardo Oliveira - Suplente
4- Hiago Morandi - Eleito
5- Marcelo Bagé - Eleito
6- Antônio Worst - Eleito
7- Enzo Fontana - Eleito
8- Kauan Almeida - Suplente
9- Felipe Faller - Eleito
10- Ada Munaretto - Eleito
11 - Bianca Nunes - Suplente
12- Elisandra Padilha - Suplente
12.1 - Gabriel Neubert - Suplente
14 - Guilherme Fagundes - Suplente
15 - Jean Marcos - Suplente
16 - Darlan de Jesus - Eleito
17 - Thiago gutierres - Eleito
18- Paulo Sérgio - Suplente
19 - Lucas de Freitas - Eleito
20- Daiane Bergamaschi - Suplente
21- Robledo Andreoli - Eleito
Vice-prefeitos:
1- Fernando Luis - Eleito
2- David Moura - Eleito
Prefeita:
1- Roberta Leitão - Não Eleita
Atualmente, o movimento está representado em 37 municípios no Rio Grande do Sul e busca fortalecer suas bases, visando a eleição de 2026, quando irá em busca de aumentar sua representatividade.
Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira três livros bombásticos pelo preço de um. Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/pages/page
O próprio Bolsonaro já conhece os livros. Confira:
Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Contamos com você!