Perícia aponta inconsistências em condenação de Deltan

Ler na área do assinante

Uma perícia solicitada pela Justiça Federal revelou inconsistências nas conclusões do Tribunal de Contas da União (TCU) que condenaram o ex-procurador Deltan Dallagnol a restituir valores gastos com diárias e passagens na Operação Lava Jato. 

A decisão inicial do TCU determinou que Deltan e outros membros da Lava Jato devolvessem R$ 2,8 milhões, argumentando que os custos com diárias eram excessivos e que havia uma “indústria de pagamento de diárias” para procuradores seletos. No entanto, a perícia contábil agora sugere que o cálculo do TCU omitiu despesas adicionais que ocorreriam no modelo de remoção, alternativa defendida pelo ministro Bruno Dantas, relator do processo.

De acordo com o laudo, o TCU não levou em conta custos relacionados à transferência, como a mudança dos procuradores e a gratificação para substitutos nos cargos de origem. “Em face do exposto, é possível concluir que o débito imposto, não foi devidamente calculado", destacou o documento.

Além disso, o laudo esclarece que o modelo de remoção temporária não seria aplicável a todos os integrantes da Lava Jato. Enquanto procuradores da República podem pedir remoção, os procuradores regionais, como grande parte da equipe de Curitiba, têm impedimentos legais para essa transferência. A equipe incluía, além de Deltan, outros cinco procuradores regionais e dois procuradores da República.

Os custos com transferência e substituição poderiam superar R$ 3 milhões, segundo a perícia. Esse valor considera apenas as transferências de procuradores que são elegíveis à remoção.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), localizado em Porto Alegre, aceitou o pedido da defesa de Deltan e anulou a decisão do TCU, baseando-se nos apontamentos dessa perícia.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira três livros bombásticos pelo preço de um. Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/pages/page

O próprio Bolsonaro já conhece os livros. Confira:

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar