Em meio a movimentação intensa no Congresso, nova PEC contra ministros do STF surge
11/10/2024 às 19:34 Ler na área do assinanteA senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) mirando a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em meio a um movimento no Congresso que busca limitar a atuação da Corte, Damares propôs um projeto que permite que cidadãos comuns possam apresentar reclamações disciplinares contra ministros do STF, caso estas não caracterizem crimes de responsabilidade.
A proposta argumenta que os ministros do STF, apesar de sua importância, estariam atualmente “imunes a qualquer tipo de controle”. Damares sugere que essas reclamações sejam julgadas por maioria absoluta dos próprios ministros do Supremo, seguindo os parâmetros da Lei Orgânica da Magistratura Nacional.
A PEC de Damares se soma a outras iniciativas similares. No mesmo dia, duas PECs conhecidas como “pacotão anti-STF” foram aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Uma dessas propostas visa limitar as decisões individuais dos ministros do STF, enquanto a outra concede ao Congresso a possibilidade de suspender decisões da Corte que excedam sua função jurisdicional.
Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira três livros bombásticos pelo preço de um. Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/pages/page
O próprio Bolsonaro já conhece os livros. Confira:
Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Contamos com você!