Médico petista, campeão de votos em cidade paranaense, não é eleito

Ler na área do assinante

O candidato a vereador mais votado não foi declarado eleito para ocupar uma das 11 cadeiras da Câmara Municipal de Apucarana (PR) pelos próximos quatro anos.

Odarlone Orente teve 2.407 votos, mas o PT não alcançou o mínimo de votos necessários para garantir a vaga.

Isso acontece por conta dos cálculos utilizados para distribuir as cadeiras das Câmaras Municipais no Brasil.

Ao contrário das eleições para cargos do Executivo, que usa o sistema majoritário — quando o que vale é quem ganhou mais votos válidos —, cargos do Legislativo se valem do sistema proporcional, com cálculos (quociente eleitoral e partidário) que distribuem aos partidos as cadeiras de acordo com a soma dos votos obtidos pelas legendas para, então, decidir quais candidatos ocuparão as vagas.

Dr. Odarlone teve mais votos que todos os outros candidatos na disputa, mas seu partido, o Partido dos Trabalhadores, ficou atrás das outras legendas na soma total.

Enfim, o médico foi punido pela péssima escolha partidária.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar