Morre ex-prefeito do Rio

Ler na área do assinante

Faleceu aos 93 anos, na manhã desta quinta-feira (3), o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Roberto Saturnino Braga. Internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, ele estava em cuidados paliativos devido a uma doença pulmonar obstrutiva crônica. A notícia foi confirmada por sua filha, a psicóloga Maria Adélia Saturnino Braga.

O velório será realizado nesta sexta-feira (4), no Palácio da Cidade, com horário ainda a ser definido.

Roberto Saturnino Braga, um apaixonado pelo bairro de Copacabana, foi um notável político e escritor com 23 livros publicados. Ele eternizou memórias de sua infância na Rua Tonelero e sempre ressaltou sua conexão com a cidade do Rio de Janeiro, cenário de suas obras e trajetória pública.

Carreira política e legado

Nascido em uma família de políticos, Saturnino iniciou sua carreira em 1963 como deputado federal. No entanto, em 1966, sua candidatura à reeleição foi barrada pelo Regime Militar. Retornou à política na década de 1970 pelo MDB, sendo eleito senador pelo Rio de Janeiro de 1975 a 1985.

Em 1986, foi eleito prefeito do Rio, o primeiro eleito por voto direto na cidade, com mais de 40% dos votos. Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas durante sua gestão, que o levaram a declarar a falência do município, Saturnino seguiu defendendo a política como uma vocação nobre. Após desentendimentos com Leonel Brizola, rompeu com o PDT e se filiou ao PSB.

Saturnino Braga também atuou como vereador e secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, encerrando sua carreira política no Senado em 1998.

Com uma vida dedicada à política e à literatura, Roberto Saturnino Braga deixa um legado marcado por sua visão de um serviço público comprometido com o bem coletivo.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar