Correspondente internacional denuncia abusos, precariedade e pede demissão de gigante emissora de TV
02/10/2024 às 16:14 Ler na área do assinanteSituação delicada envolve uma emissora de TV brasileira com o seu correspondente em Nova York.
O jornalista Pedro Paiva, da RedeTV!, pediu demissão no último fim de semana, após denunciar abusos nos bastidores da emissora.
Ele relatou enfrentar atrasos nos pagamentos e condições de trabalho precárias, além de descaso por parte da empresa ao questionar seus direitos.
A RedeTV! ainda não se pronunciou sobre o caso.
Paiva revelou que atrasos nos pagamentos dos correspondentes sempre ocorreram, mas a situação piorou no fim de setembro, quando ele não havia recebido os valores referentes a julho e agosto, que só foram depositados após inúmeras reclamações. Mesmo assim, ele continuou tendo dificuldades em obter respostas do setor financeiro da RedeTV!.
Os correspondentes internacionais da emissora são freelancers, sendo pagos por reportagem produzida. Segundo Paiva, a emissora passou a cortar pautas já gravadas para evitar o pagamento.
"Nós nunca recebemos na data do pagamento. O contrato diz que recebemos no dia 15, mas geralmente tem uma semana de atraso. De uns tempos para cá, o financeiro vem tentando cortar o salário das pessoas", afirmou.
Paiva também mencionou que repórteres no Brasil, enviados para cobrir as enchentes no Rio Grande do Sul, tiveram pautas cortadas. No caso dele, que trabalhava diariamente para o jornal da emissora, a situação tornou-se insustentável.
Após interromper seu trabalho devido à falta de pagamento, Paiva retornou após a promessa de que os valores seriam depositados até o final de setembro. No entanto, ao não receber o prometido, ele optou por se demitir.
"Estou trabalhando igual a um condenado, sem ter tempo para almoçar por conta das eleições norte-americanas, e eles não me pagaram. Eles tinham cortado nove conteúdos que eu produzi e que foram veiculados para a TV, e eu disse que não aceitava. Precisei escrever um dossiê de 113 páginas para a figura do financeiro me responder e justificar os cortes. Eu disse que não tinha acordo", relatou.
A situação financeira de Paiva também se deteriorou devido aos atrasos.
"Por conta disso, eu estou com todas as minhas contas atrasadas em Nova York. Minha conta do celular vai ser cancelada, o seguro do meu carro não está pago, as prestações do meu carro estão atrasadas, meu nome vai ficar sujo", desabafou.
Diante dessas dificuldades, Paiva decidiu que não valia mais a pena continuar.
"Todo esse inferno por conta da incompetência da TV. Para mim, foi a gota final, decidi me demitir porque não vale a pena. Se ainda fosse uma TV relevante para falar que tenho exposição, mas que exposição tem em uma TV com um traço de audiência? Não tem, só exploração", concluiu.
Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Contamos com você!