Depois do aguaceiro, fenômeno raro e avassalador deixa população em pânico no RS
27/09/2024 às 17:58 Ler na área do assinanteAs chuvas torrenciais que têm atingido o Rio Grande do Sul nos últimos meses parecem não ter fim.
Em pouco menos de um ano, já foram pelo menos três grandes enchentes, contando com a que ocorre nesta semana em dezenas de municípios.
Mas o que tem chamado ainda mais atenção é a intensidade e a violência desses aguaceiros.
O episódio mais recente, no município de Camaquã, entre terça e quarta-feira, deixou a população em pânico.
Foi a ocorrência de um fenômeno chamado ‘microexplosão atmosférica’, quando uma forte corrente de vento descendente atinge a superfície, espalhando-se em todas as direções. Esse tipo de evento, também conhecido como downburst, é capaz de causar estragos semelhantes aos de um tornado, esclarece o site meteorolígico MetSul.
Isso foi o efeito de “Nuvens do tipo Cumulonimbus sobre a cidade durante a madrugada, cujos topos marcavam temperaturas de até -70°C, segundo imagens de satélite.
O resultado foi o destelhamento de diversas casas e galpões, o colapso de estruturas urbanas, a queda de árvores e de energia e a necessidade de diversas famílias deixarem suas casas em caráter emergencial (confira as imagens do estrago neste link - https://www.jornaldoagroonline.com.br/noticias/4776/chuvas-intensas-no-rio-grande-do-sul-se-estendem-ate-sexta)
Mas as o surgimento destas núvens com dimensões colossais causam ainda uma outra situação altamente perigosa e que demanda cuidados extremos: Os raios.
Para se ter uma ideia, o número de raios que caiu ‘sobre os gaúchos’ em apenas três horas, ou seja, durante a tempestade, foi tão avassalador que superou qualquer ocorrência do gênero em todo o planeta, no mesmo período.
Saiba todos os detalhes desta notícia, acessando o site do Jornal do Agro Online, parceiro do JCO.
Clique aqui e leia a matéria completa:
Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:
Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Contamos com você!