Musk revela destino de X no Brasil

Ler na área do assinante

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) declarou nesta sexta-feira (20) que teve uma conversa com Elon Musk. O empresário norte-americano teria mencionado que decidiu cumprir “temporariamente” as ordens do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e afirmou que apoiará a criação de uma lei nos EUA para proibir a entrada de “censuradores” no país.

A conversa teria ocorrido na noite de 19 de setembro, via telefone, e durado cerca de 30 minutos. Gayer relatou que questionou Musk, proprietário da plataforma X (antigo Twitter), após a rede social acatar algumas das chamadas “sanções criminosas” de Alexandre de Moraes, como a suspensão de contas de pessoas investigadas.

Musk teria optado por seguir as determinações “temporariamente” para assegurar que o X continue a operar no Brasil. Uma das razões apresentadas seria a preocupação com o desgaste do algoritmo que alimenta a plataforma. O empresário também destacou a importância da rede social em mobilizações políticas, como a pressão sobre senadores quanto ao impeachment de Moraes.

“Mesmo enfraquecido, mesmo com a censura, o X é o único lugar onde as pessoas podem expressar as suas opiniões sem o risco de serem derrubadas pela plataforma em si. Outras plataformas como o Instagram e o TikTok elas mesmas derrubam as pessoas que têm um discurso de direita conservadora. Todo mundo sabe disso”, afirmou Gayer.

Musk também teria garantido ao deputado, que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que dará seu apoio, “dentro do alcance dele”, à proposta de lei da deputada republicana Maria Elvira Salazar. A legislação busca impedir a emissão de vistos para agentes governamentais que pratiquem “censura” contra cidadãos dos Estados Unidos.

Salazar mencionou diretamente o ministro Alexandre de Moraes ao defender a aprovação da lei. A deputada já havia criticado o magistrado em maio, quando ergueu uma foto dele durante uma sessão da subcomissão de Assuntos Exteriores da Câmara dos EUA, chamando-o de “tolo”.

Veja o vídeo do deputado falando sobre a conversa:

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar