Um dos casos mais polêmicos do Brasil envolvendo gigante do turismo está prestes a chegar ao fim

Ler na área do assinante

Está em fase final de negociação com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) um acordo para ser firmado com o Hurb (antigo Hotel Urbano), que visa o reembolso de consumidores afetados pelo cancelamento em massa de viagens. 

De acordo com o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, o Hurb está “desenvolvendo uma plataforma, com previsão de lançamento em outubro, para negociar os valores devidos”. Os clientes serão informados quando o sistema estiver disponível para cadastro e negociação dos reembolsos.

O acordo abrangerá todos os consumidores que compraram pacotes entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de maio de 2023 e não conseguiram realizar suas viagens. As opções de reembolso incluem:

- Crédito para futuras viagens oferecidas pelo Hurb;

- Devolução do valor pago, corrigido pela inflação (IPCA).

Aqueles que optarem por crédito terão um bônus adicional, garantindo que não haverá desvalorização no montante a ser utilizado.

A assinatura do acordo só ocorrerá quando o Hurb atender todas as exigências estabelecidas pela Senacon, incluindo a implementação de medidas de reparação de danos. Caso a empresa descumpra o termo, poderá ser penalizada com multa diária de R$ 1 milhão.

O colapso do modelo

O Hurb, que operava com pacotes de viagens a preços promocionais baseados em datas flexíveis, enfrentou dificuldades a partir de abril de 2023. Com o aumento dos preços de passagens e hospedagens após a pandemia, a empresa precisou cancelar ou adiar várias viagens. Muitos clientes ainda aguardam reembolsos, e a crise resultou na saída do CEO da empresa.

Próximos passos

A empresa informa que, além da plataforma de mediação, está colaborando com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para garantir a credibilidade do processo. A expectativa é que o acordo beneficie todos os consumidores afetados pelos cancelamentos.

A Senacon orienta os clientes a manterem seus cadastros e recibos atualizados para facilitar a negociação quando a plataforma for lançada

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar