Evento climático extremo atingirá São Paulo esta semana

Ler na área do assinante

A cidade de São Paulo enfrentará um nível extremo de radiação ultravioleta (IUV) a partir de quinta-feira (19), com índice 11, conforme alertado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Esse nível, considerado o mais perigoso pela Organização Mundial da Saúde (OMS), deve permanecer elevado até sexta-feira (20), demandando cuidados redobrados para evitar danos à pele e aos olhos, como queimaduras e problemas oculares.

O IUV varia de 0 a 11, e quando atinge esse último valor, é classificado como extremo. A combinação de poluição atmosférica, baixa umidade e uma onda de calor contribui para agravar o quadro. Na semana passada, São Paulo foi apontada como a cidade mais poluída do mundo devido às queimadas e à alta emissão de poluentes, comprometendo a camada de ozônio e permitindo maior incidência de radiação UV. O CPTEC também prevê temperaturas de até 34°C na sexta-feira.

A OMS aconselha a população a evitar exposição ao sol entre 12h e 15h, buscar locais com sombra e usar protetor solar, chapéus e roupas apropriadas para minimizar os efeitos da radiação.

Ações emergenciais

A crescente poluição e a crise climática motivaram uma reunião de emergência na quarta-feira (13), com a presença da ministra da Saúde, a socióloga Nísia Trindade, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do governador Tarcísio de Freitas. O encontro discutiu medidas para conter os incêndios no estado e mitigar os impactos da poluição na saúde pública.

Em resposta à crise dos incêndios, o governo estadual prolongou o fechamento de 81 unidades de conservação até o dia 29 e reforçou o contingente de bombeiros civis para 102 profissionais. Além disso, foram destinados R$ 5,9 milhões para a contratação de aeronaves para o combate ao fogo.

Medidas de proteção à população

O Ministério da Saúde está mobilizando equipes para ajudar as áreas mais afetadas, como a região de Ribeirão Preto. As iniciativas incluem o fortalecimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além da instalação de pontos de hidratação e nebulização, com monitoramento constante da qualidade do ar e da água.

Para a população, as recomendações incluem aumentar o consumo de água, evitar exercícios ao ar livre nos horários mais quentes e se manter afastada de focos de incêndio.

Além de São Paulo, o governo federal está monitorando a situação em estados como Acre, Amazonas e Rondônia, que também sofrem com a seca e os incêndios. A Força Nacional do SUS visitará essas regiões na próxima semana para avaliar as condições e aplicar medidas emergenciais de saúde.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar