Conheça a polêmica história do ditador condenado a 25 anos de prisão

Ler na área do assinante

O polêmico ex-presidente peruano Alberto Fujimori morreu nesta quarta-feira. Ele tinha 86 anos.

Apesar de liderar o crescimento econômico durante a década de 1990, foi preso por abusos de direitos humanos decorrentes de uma guerra sangrenta.

Fujimori, filho de imigrantes japoneses, era o pouco conhecido reitor de uma universidade agrícola quando foi eleito para o cargo em 1990. Ele rapidamente se estabeleceu como um político astuto, cujo estilo prático produzia resultados, mesmo com metodos ditatoriais para concentrar o poder.

Ele acabou com a hiperinflação que havia deixado milhões de peruanos desempregados, privatizou dezenas de empresas estatais e reduziu as tarifas comerciais, estabelecendo as bases para que o Peru se tornasse, por um tempo, uma das economias mais estáveis da América Latina. Porém, muitos peruanos viram Fujimori como um autocrata depois que ele usou tanques para fechar o Congresso em 1992, reformulando a Constituição a seu gosto para promover reformas.

Uma série de escândalos de corrupção durante seus 10 anos de governo também virou a opinião pública contra ele.

Ele foi detido durante uma escala no Chile, extraditado para o Peru em 2007 e, em 2009, foi condenado e sentenciado a 25 anos de prisão.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar