Importante capital bate recorde de calor em pleno inverno

Ler na área do assinante

Um novo recorde de temperatura para 2024 está estabelecido.

Neste sábado (7), Cuiabá atingiu 42,6°C, tornando-se a cidade mais quente do Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde anterior foi registrado em agosto, quando a cidade alcançou 41,8°C. (Veja a lista das cidades mais quentes abaixo).

- Cuiabá (MT) 42,6°C
- Santo Antônio do Leverger (MT) 41,6°C
- São José do Rio Claro (MT) 41,1°C
- Aquidauana (MS) 41,0°C
- Coxim (MS) 41,0°C
- Rosário Oeste (MT) 40,9°C
- Água Clara (MS) 40,9°C
- Rondonópolis (MT) 40,7°C
- Porto Nacional (TO) 40,6°C
- Nhumirim (MS) 40,4°C

Para este domingo (8), mais um dia de calor extremo em Cuiabá, com temperaturas que atingiram 40°C.

A onda de calor que afeta várias regiões do Brasil deve se intensificar nos próximos dias, e o Inmet emitiu alerta vermelho para 80 cidades de Mato Grosso devido à baixa umidade, que está abaixo de 12%. Esse quadro eleva o risco de incêndios florestais e representa um perigo à saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar ideal para o bem-estar fique entre 60% e 70%.

Previsão para setembro

O mês de setembro começou com uma nova onda de calor, e a previsão é de que continue com clima muito seco e temperaturas elevadas em grande parte do Brasil.

Segundo o Inmet, apenas a região norte da Amazônia, o sul do Mato Grosso do Sul, o sul de São Paulo e a região Sul do país devem receber chuvas acima da média neste mês.

No restante do Centro-Oeste, Sudeste, sul da Amazônia, interior do Nordeste e oeste do Paraná, as chuvas devem ser próximas ou abaixo da média, aumentando o risco de queimadas, que já estão em níveis alarmantes.

Em relação às temperaturas, a tendência é de que fiquem acima da média em todo o Brasil. No Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí, as médias podem ultrapassar os 30ºC, com possibilidade de novas ondas de calor ao longo do mês.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar