Instituto Nacional de Meteorologia promove demissão em massa

Ler na área do assinante

Nas últimas semanas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) promoveu uma série de demissões de meteorologistas em várias regiões do Brasil. O movimento ocorre em meio a uma seca prolongada que afeta cidades como Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), que já ultrapassam cem dias sem chuvas.

Além dos meteorologistas, técnicos de informática do Inmet também foram desligados, conforme informações do portal R7. Um dos meteorologistas, que preferiu não se identificar, relatou que as demissões começaram em junho, com alguns contratos sendo rescindidos recentemente, no dia 30 de agosto.

O último concurso público para o Inmet ocorreu em 2006. Embora um novo certame tenha sido anunciado em 2015, ele foi posteriormente cancelado. Agora, com o “Enem dos Concursos”, espera-se a contratação de 80 novos servidores, divididos entre meteorologistas e áreas administrativas e tecnológicas.

Controvérsia em torno da reestruturação

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público do Distrito Federal (Condsef) enviou um ofício ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, pedindo explicações sobre um organograma que sugere a reestruturação das carreiras no Inmet. Segundo a Condsef, a mudança estaria sendo feita sem diálogo com os servidores.

O documento ressalta que a reestruturação proposta diminui a importância e responsabilidade dos meteorologistas e do trabalho realizado pelo instituto, o que tem gerado indignação entre os profissionais da área.

“O Inmet é fundamental para o estabelecimento de uma política pública de mudanças climáticas e no planejamento estratégico agrícola, além de ser protagonista na prevenção e mitigação de desastres meteorológicos”, afirmou a confederação no ofício.

A entidade também destacou que, até 2016, o Inmet tinha uma posição de destaque no Ministério da Agricultura, com comunicação direta com o gabinete ministerial, posição que foi perdida nos últimos anos.

O sindicato ainda alertou que os novos meteorologistas contratados pelo "Enem dos Concursos" terão salários superiores aos dos servidores atuais, gerando uma possível disparidade.

Futuro e modernização

Em entrevista recente, o ministro Carlos Fávaro mencionou planos de modernizar o Inmet até 2026, com a introdução de inteligência artificial e novas tecnologias, principalmente voltadas à agropecuária. Ele destacou que o objetivo é transformar o Inmet no melhor instituto meteorológico da América Latina. No entanto, Fávaro não comentou sobre as recentes demissões nem sobre a alteração no plano de carreira dos servidores.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar