POLÍTICA, uma arca de Noé de bichos humanos

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Fazer política é mais velho do que andar pra frente, como diz o velho ditado. E sabemos que tudo que está a nossa volta, tem pelo menos um cisco político. Tudo! E a educação é um dos elementos da sociedade mais afetado, abusado e sacrificado na nossa cultura humana.

E é a partir dela que nascem mais bichos humanos que vão afetar a sua, a minha e a nossa vida. Até na alma! Seja em que área for. Estou convencido que política e educação são como água e óleo, incompatíveis entre si, ainda que um possa se sobrepor ao outro, e na minha visão, a educação está acima da política. Não se misturam, porém, o balançar forte, atrevido, oportunista e ininterrupto, faz desse processo uma maldição para a educação, que como consequência, gera imperfeições humanas, portanto, deturpados de sua própria condição. 

A começar pelo caráter dos indivíduos. Tais autômatos humanos não conseguem perceber o que lhes acontece, porque não conheceram o outro lado, o do PENSAR. Daí que o espiral introduzido pela política na educação precisa de décadas para alcançar o conveniente de seus objetivos futuros; gerações e gerações de zumbis pseudointelectuais. E esse futuro já chegou!

Não à toa, tudo é normalizado hoje em dia. Até mesmo nas questões religiosas e familiares, tão caros aos brasileiros.

E, para variar, é num texto do professor Borto, que encontrei, especialmente na temática da sua formação e consciência, um paralelo da realidade dos antigos e atuais educadores e o que a margeia, e a interação para explicar essa metodologia perversa que já atingiu los niños de ontem, atinge the young de hoje e atingirá gli adulti de amanhã. Cito em língua estrangeira essas expressões para universalizar o modus operandi dos protagonistas disso: a famigerada esquerda! 

Ao texto:

#SOSEducacao:
“Herança Maldita!”
“...Eu quero desaprender para aprender de novo.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos...!”

Rubem Alves

Por paixão a esta mente genial que vivia educação que lhe vinha da alma, e viveu assim até seus últimos dias. Por isso e muito mais não tenho como começar algo sobre Educação sem citar meu amadíssimo mineiro Rubem Alves - Que Ele esteja alegrando com frases as crianças em lugares mais iluminados agora -.

Bastava pedir: Rubem fale sobre Educação:

E lá vinham frases como:

“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.

Aprendemos palavras para melhorar os olhos.”

“Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem...

O ato de ver não é coisa natural.

Precisa ser aprendido!”

Ah, os iluminados educadores que não mais formamos hoje.

O que formamos?

Confesso-lhes: Não sei...

No fim do ano passado, foi divulgada uma listagem (ranking) das 100 (cem) melhores universidades do Mundo. (A lista deste ano ainda não foi divulgada).

E o Brasil?

Nenhuma.... Sim tristemente nenhuma Universidade ficou próximo das 100 melhores do planeta. Eis minha tristeza ao começar evocando a alma iluminadíssima deste grande educador mineiro.

                         

Esta listagem foi efetuada pelo Center for World University Rankings em avaliação publicada na data acima, o ranking das melhores universidades do mundo.

Mas quem está no pódio principal?

Simplesmente as americanas Harvard, Stanford e MIT.

Simples assim. Em seguida a lista prossegue com: 

Cambridge, Oxford, Columbia, Berkeley, Chicago, Princeton e Cornell (segundo a classificação das mil melhores universidades de todo o mundo).

Querem mais?

Harvard, Stanford e o Massachusetts Institute of Technology, o famoso MIT, ocupam os três primeiros lugares da tabela. No ano passado, o pódio já era ocupado por estas universidades. Logo depois, aparece Cambridge, Oxford, Columbia, Berkeley, Chicago, Princeton e Cornell.

E ocupando os lugares das 10 melhores do mundo estão, então, oito norte-americanas e duas do Reino Unido.

                             

O Brasil não tem nenhuma das suas universidades entre as 100 primeiras do mundo.

Nenhuma mesmo? Sim, nenhuma! 

A antiga e famosa USP aparece na 132ª posição...

Triste? Não. Desesperador.

                           

A academia é uma consequência da escola tradicional: do Ensino fundamental e médio; deles saem os alunos que irão buscar a instrução necessária que lhes falta para estarem no mercado, na vida pública e até para constituírem família.

Mas no Brasil não encontram nada disso. O tal MEC, que até hoje não sei para que serve, a não ser bagunçar a educação mais do que o freyarismo o fez na década de setenta, ao introduzir o comunismo via Gramscismo e os professores, todos ótimos vindos do magistério começaram o “achismo”. Sim acharam que estavam recebendo o que de melhor tinha na Europa.

Ledo engano.

Foram simplesmente DOUTRINADOS.

Ops... Perdão! 

Você não sabe o que é doutrinação? Sem problemas:

Doutrina é definida como um conjunto de princípios que servem de base a um sistema, que pode ser literário, filosófico, político e religioso. Doutrina também pode ser uma fonte do direito. Doutrina está sempre relacionado à disciplina, a qualquer coisa que seja objeto de ensino, e pode ser propagada de várias maneiras, através de pregações, opinião de pessoas conhecidas, ensinamentos, textos de obras, e até mesmo através da catequese, como uma forma de doutrina da Igreja Católica.

Entenderam?

Então da educação que é a instrução básica do indivíduo desaparece neste período e surge a doutrinação. Ou seja, você pensa e age como eu digo. Eu tiro o direito de pensar, de discernir, confundo o entendimento e a compreensão das crianças que ao terminar o ensino médio já estão com suas cabecinhas feitas.

E infelizmente, pouquíssimos pais se aperceberam disso.

Os que tomaram ciência do que estava acontecendo e como, logo tomaram a decisão de fazer a educação em casa. Ficou famoso nos Estados Unidos no início dos anos setenta as “home school”. Sim escola em casa, por medo desta tal de “doutrinação”.

Mas é assim tão ruim? Causa tanto mal as crianças?

Quer mais argumentos que o posicionamento das Universidades Brasilesas em nível mundial?

Quer mais argumentos dos que o IBGE já divulgou de que cerca de 23.5% dos estudantes que chegam a Academia (universidade) são analfabetos funcionais?

Mas você não sabe o que é analfabeto funcional. Sem problemas.

Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Tais pessoas, mesmo capacitadas a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o indivíduo maior de quinze anos possuidor de escolaridade inferior a quatro anos letivos.

                        

Aqui entram os paradigmas da educação no Brasil (Paradigma é um modelo ou padrão a seguir. Etimologicamente, este termo tem origem no grego “paradeigma” que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido).

                       

Parece que foi tirado dos alunos a sua humanidade (humanismo, no sentido amplo, significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas). 

Com isto, aí estão os resultados.

O CWUR tem sede na Arábia Saudita, e elabora este ranking desde 2012. Nadim Mahassem, presidente, explica que é medida “a qualidade da educação e formação que é dada aos estudantes, o prestígio dos membros das faculdades e a qualidade da investigação que fazem”.

Para a seleção das universidades, o CWUR avalia o número de antigos alunos que chegam a CEO em multinacionais (25% da nota), o número de prémios destes ex-alunos, assim como distinções. Papers divulgados em publicações de topo ou o número de trabalhos que são citados, também entram na análise. No total, há oito critérios de seleção.

O que estamos fazendo com a educação de nossos jovens no Brasil? Exatamente a mesma coisa que as outras áreas. Eu diria TODAS AS ÁREAS: NADA.

Sim! Discutimos, discursamos e fica nisso... E lá se vão nossos filhos à faculdade, via bolsa, via ENEM, via qualquer coisa, e a maioria fica feliz.

Oba.... Meu filho está cursando a universidade!

É o que se ouve. Pobres pais doutrinados que não sabem o que estão falando e o pior: Não sabem onde estão colocando seus próprios filhos.

Como confiar em um povo que faz isso com seus filhos?

Como confiar em governantes que permitem tudo isso?

Eis o Brasil atual dos últimos 24 anos.

Nada está sendo feito.... Absolutamente nada!

Triste! Pois parece que para a grande maioria e os governantes (em todos os escalões) PENSAR... DÓI muito!

Infelizmente...

Entendimentos & Compreensões

Fonte: CWUR

José Carlos Bortoloti

Jornalista – Escritor

Passo Fundo- RS -

Foto de Alexandre Siqueira

Alexandre Siqueira

Jornalista independente - Colunista Jornal da Cidade Online - Autor dos livros Perdeu, Mané! e Jornalismo: a um passo do abismo..., da série Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Visite:
  http://livrariafactus.com.br

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