Globo está prestes a perder mais um "monopólio" e o clima esquenta na emissora
27/08/2024 às 20:16 Ler na área do assinanteO mercado de direitos esportivos no Brasil está prestes a sofrer uma transformação significativa. O domínio da Globo nas transmissões de futebol, que começou a ser questionado durante a pandemia em 2020, pode estar com os dias contados.
A partir de 2025, os direitos do Campeonato Brasileiro serão negociados por duas entidades distintas: a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e a Liga Forte União. A primeira conta com clubes como Flamengo, São Paulo e Palmeiras, enquanto a segunda reúne equipes como Corinthians, Vasco, Fluminense, Cruzeiro e o Fortaleza, atual líder do Brasileirão 2024.
Especialistas do setor já especulam que a Globo deve garantir os direitos dos jogos em que os times da Libra são mandantes, enquanto a Record e a CazéTV/YouTube podem ficar com as partidas da Liga Forte União. Por exemplo, se Corinthians e Flamengo jogarem no Rio de Janeiro, a transmissão seria da Globo ou dos seus canais Sportv e Premiere. No entanto, se o jogo ocorrer em São Paulo, a transmissão poderia ficar a cargo da Record ou CazéTV.
Apesar do desejo da Globo de manter os direitos do Brasileirão para todas as suas plataformas, como acontece atualmente, a LiveMode, empresa que representa a Liga Forte União, busca fragmentar esses direitos, distribuindo-os entre TV aberta e streaming, ao invés de um pacote único. Essa abordagem pode favorecer a CazéTV, que, por sinal, é uma propriedade da LiveMode.
Caso esse cenário se confirme em setembro, quando as negociações devem ser concluídas, será a primeira vez desde 2006 que a Globo dividirá os direitos do Brasileirão com outra emissora — naquele ano, a Record ainda recebia parte dos direitos de transmissão. Durante a pandemia, a Globo já havia aberto mão de alguns campeonatos estaduais, como o Paulistão, que foram assumidos pela Record e pela CazéTV. A perda dos direitos da Sul-Americana para o SBT também tem gerado preocupações para a emissora carioca, conforme discutiremos adiante.
Além das mudanças no cenário esportivo, a Globo está de olho nas possibilidades futuras proporcionadas pela TV 3.0, uma nova tecnologia de TV digital prevista para o final de 2025. Com ela, será possível transmitir blocos de telejornais e debates eleitorais para cidades específicas da Grande São Paulo, como Guarulhos, Osasco e as do ABC, permitindo uma segmentação de conteúdo sem precedentes na TV aberta.
A TV 3.0 é vista como uma solução para conter a perda de publicidade para as mídias digitais, pois conectará as emissoras à banda larga, possibilitando a exibição de anúncios personalizados para públicos-alvo definidos por localização ou interesses. Executivos acreditam que essa tecnologia pode atrair novamente os investimentos publicitários de pequenos e médios anunciantes para a televisão.
"O recurso de segmentação geográfica da TV 3.0 permite que, no mesmo canal usado para cobrir a região metropolitana de SP, seja possível fazer uma segmentação de conteúdo e de publicidade para regiões específicas", explica Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo e presidente do Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital).
Segundo Barros, "se a estratégia e os modelos de negócios forem favoráveis", a Globo poderá ter blocos específicos do SP2 para grandes cidades satélites da capital. "Todos os televisores de Osasco e de Guarulhos, durante o SP2, poderiam ser comutados para um conteúdo exclusivo dessas localidades. Esse recurso faz parte da arquitetura da TV 3.0, e quem controla essa comutação é o TX-id".
A segmentação publicitária e o foco em grandes audiências são pontos estratégicos para a Globo. Guarulhos, a segunda maior cidade de São Paulo com 1,3 milhão de habitantes, não possui uma afiliada local da Globo, ao contrário de Campinas (1,1 milhão) e Presidente Prudente (226 mil).
Por ora, a TV 3.0 ainda está em fase de planejamento, dependendo de regulamentações que o presidente Lula deve assinar até o final deste ano ou início do próximo.
Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:
Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Contamos com você!