O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou um plano emergencial para enfrentar os incêndios florestais que estão devastando o interior do estado. Desde quinta-feira (22), os incêndios já causaram 2,3 mil focos em áreas de vegetação e canaviais, um número sete vezes maior do que o registrado em todo o mês de agosto do ano passado, superando inclusive os registros de estados da Amazônia Legal.
Para enfrentar essa crise, o governo estadual montou um gabinete de crise para coordenar as operações de combate ao fogo. A estratégia inclui o apoio crucial das Forças Armadas, com o uso de um avião KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) e helicópteros do Exército e da Marinha na força-tarefa.
Durante uma visita a Sertãozinho (SP), Tarcísio destacou que as condições meteorológicas adversas, como a queda contínua da umidade relativa do ar, o aumento das temperaturas e os ventos fortes, estão agravando a situação, criando um cenário propício para a propagação dos incêndios.
"Montamos uma grande força-tarefa em cooperação com o governo federal, que nos enviou o apoio imprescindível das Forças Armadas", afirmou o governador.
Além do apoio militar, a força-tarefa contará com helicópteros da Polícia Militar e aviões de pulverização contratados pelo governo paulista. O combate ao fogo também será reforçado por carros-pipa e brigadistas, com o apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e empresas parceiras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Essas ações incluem a criação de aceiros, faixas de terra sem vegetação para conter a propagação das chamas.
Tarcísio também anunciou medidas para fortalecer a rede de saúde, visando atender pessoas com problemas respiratórios causados pela fumaça, além de proteger animais silvestres impactados pelos incêndios. Em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, o governador está considerando a criação de uma linha de crédito a juro zero, oferecida pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), para apoiar pequenos produtores afetados pelas queimadas.
Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:
Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Contamos com você!