Fenômeno climático destrói casa na beira da praia e moradores ficam aterrorizados (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Uma parte de uma casa de praia localizada na Praia do Saco, em Estância (SE), foi destruída pelo avanço do mar nessa terça-feira (20/8). A cidade fica a cerca de 70 km de Aracaju. O fenômeno ocorreu devido à rápida elevação da maré, que atingiu o barranco onde a residência estava erguida. 

Moradores da área registraram a cena com fotos e vídeos, mostrando o momento em que a frente da casa, incluindo o jardim e a área destinada a eventos, foi tomada pelas águas.

A residência, presente na região há muitos anos, é popularmente conhecida por ser alugada para festas. Com o contínuo avanço do mar, essa e outras propriedades da área estão em risco iminente.

Problema persistente

Há tempos, os habitantes da Praia do Saco têm manifestado preocupação com o avanço da maré sobre as construções. Relatos indicam que, há uma década, a faixa de areia estava a cerca de 800 metros das casas. Atualmente, o cenário é de invasão da água sobre as propriedades.

Os moradores solicitam a construção de um muro de contenção para frear o avanço do mar, uma solução que enfrenta restrições ambientais. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) de Sergipe informou que está em fase de elaboração um plano para minimizar os danos.

“A questão foi judicializada devido à sua complexidade e às divergências sobre as responsabilidades envolvidas. O caso está sob análise do Poder Judiciário. Enquanto a decisão não é tomada, a gestão trabalha com especialistas ambientais, ONGs e a comunidade local para definir e aplicar as melhores práticas visando à proteção e recuperação da costa sergipana”, declarou o órgão.

Veja o vídeo:

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar