Censura ao X confirma a Declaração de Westminster sobre o STF

Ler na área do assinante

Neste final de semana uma das maiores redes sociais do mundo informou através de seu proprietário que iria suspender suas atividades no Brasil.

Essa decisão e os motivos pelos quais o escritório do X (ex-Twitter) seria fechado no Brasil foram publicadas pelo empresário Elon Musk em seu perfil no próprio X.

Segundo Elon Musk, o ministro Alexandre de Moraes ameaçou de prisão o representante legal do X no Brasil se não cumprisse sua ordem de censura.

Segundo ainda Elon Musk,  as ações de Alexandre de Moraes são incompatíveis com um estado democrático e que suas exigências de "justiça" tentam obrigar a equipe do X a violar em segredo as leis brasileiras e internacionais.

Além da decisão do fechamento do escritório do X no Brasil,  Elon Musk publicou em seu perfil a necessidade da saída de Alexandre de Moraes do STF,  acusando-o inclusive de justiceiro que repetidamente viola a lei.

A cada ação e palavras dos ministros do STF a Declaração de Westminster sobre a censura no mundo se mostra mais forte e atual para o mundo democrático. (westminsterdeclaration.org/portugues)

"O STF do Brasil é a única suprema corte do mundo acusada de integrar o ‘Complexo Industrial da Censura’.
O Supremo Tribunal Federal está criminalizando o discurso político".

E não por acaso essa criminalização se dá quase que exclusivamente em desfavor de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O empresário Elon Musk e o X resolveram desta vez, em nome da liberdade de expressão, enfrentar o ministro Alexandre de Moraes e o STF.

Não apenas o X decidiu por encerrar suas atividades no Brasil. No final de 2023 o Chris Pavlovski, CEO da plataforma Rumble, concorrente do YouTube, decidiu encerrar as atividades por aqui por motivos semelhantes.

Os motivos foram publicados:

"Não serei intimidado pelas exigências de governos estrangeiros para censurar os criadores do Rumble".

Esse é o quarto artigo que escrevo sobre a Declaração de Westminster e, infelizmente, a cada dia suas referências sobre o Brasil são confirmadas pelos ministros do STF.

Foto de Henrique Alves da Rocha

Henrique Alves da Rocha

Coronel da Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Ler comentários e comentar