O judoca brasileiro Tiago Camilo conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos pela terceira vez.
O paulista de 33 anos venceu um rival difícil na final, o cubano Asley Gonzalez, campeão mundial em 2013, no Rio e vice-campeão olímpico em Londres 2012.
Foi uma revanche da decisão de Guadalajara-2011 e o brasileiro mais uma vez levou a melhor.
Prata nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, e bronze em Pequim-2008, Thiago dominou o rival e forçou punições. Com dois shidos contra, González não conseguiu reagir a tempo de reverter o placar.
A equipe brasileira de judô conquistou outras três medalhas no terceiro dia de competições da modalidade realizado hoje: Victor Penalber (categoria até 81 kg), Mariana Silva (categoria até 63kg) e Maria Portela (categoria até 70kg).
Thiago Camilo é o primeiro tricampeão do judô nacional. Até o Pan de Toronto, ele dividia o posto de maior vencedor com Edinanci Silva – que tinha dois ouros e um bronze. Além disso, com as três medalhas, ele entre na lista dos judocas com o maior número de pódios do país no evento, ao lado de Luiz Shinohara (hoje técnico da seleção masculina), Soraia André, Frederico Flecha, Luiz Onmura, Vania Ishii, Edinanci e Danielle Zangrando.
É o 6º ouro do Brasil nesta edição do Pan.
https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online.