Novo incidente aéreo: Fumaça de queimadas desvia voos e provoca cancelamentos (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

A densa fumaça das queimadas que cobre Porto Velho causou sérios transtornos na malha aérea: três voos com destino à capital de Rondônia foram desviados para outros estados, e outros quatro, que partiriam da cidade, foram cancelados na madrugada desta quinta-feira (15).

Porto Velho, atualmente, registra a pior qualidade do ar no Brasil. Segundo medições da IQAir, uma empresa suíça especializada em monitoramento do ar, a capital rondoniense atingiu um índice de qualidade do ar de 920, classificado como "perigoso". As categorias variam de "Bom" a "Perigoso", passando por "Moderado", "Insalubre para grupos sensíveis", "Insalubre" e "Muito insalubre".

Rondônia enfrenta um período de seca extrema e um número recorde de focos de queimadas. Julho foi o pior mês em quase 20 anos, e em agosto, apenas nos primeiros 14 dias, o número de ocorrências já superou todas as registradas no mesmo período de 2023, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A baixa visibilidade causada pelo acúmulo de fumaça impactou diretamente as operações aéreas. Conforme a plataforma Flightradar24, que monitora voos em tempo real, dois voos da Latam foram desviados para Manaus, e uma aeronave da Gol foi redirecionada para Cuiabá.

A Latam informou que os voos desviados partiram de São Paulo e Brasília. Até a manhã desta quinta-feira, o aeroporto de Porto Velho continuava inoperante para pousos e decolagens.

A Gol também relatou que um voo partindo de Brasília com destino a Porto Velho foi redirecionado para Cuiabá, retornou a Brasília e, devido à impossibilidade de pouso, acabou sendo cancelado. Para atender os passageiros, a companhia organizou operações extras para a noite de quinta-feira.

Em comunicado, o aeroporto de Porto Velho explicou que, devido às condições climáticas adversas (fumaça), os voos tiveram que ser reprogramados, orientando os passageiros a contatar as respectivas companhias aéreas para mais informações.

Vídeos gravados por passageiros mostram a aglomeração no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, onde muitos aguardaram por mais de cinco horas até a confirmação dos cancelamentos (assista abaixo).

Higor Garcia, um dos passageiros que tentava viajar para Brasília, relatou que seu voo, previsto para decolar às 01:20 da madrugada (horário local) e chegar às 05:15 em Brasília, sofreu repetidos atrasos até que os passageiros foram informados, ao amanhecer, do cancelamento. Segundo Higor, outras companhias aéreas já haviam cancelado seus voos, mas a empresa pela qual ele viajava foi a última a notificar seus passageiros.

Relatos dos passageiros indicam que algumas pessoas passaram mal durante a longa espera. Eles também reclamaram da falta de comunicação e do suporte inadequado por parte das companhias aéreas.

Veja o vídeo:

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar