Enfim, a caixa-preta de avião da Voepass revela últimos momentos dos pilotos

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O gravador de voz da cabine do avião ATR-72, que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9), captou conversas do copiloto sobre a necessidade de "dar potência" à aeronave poucos minutos antes do trágico acidente, além de gritos a bordo. O acidente resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo, incluindo os quatro tripulantes, que faziam parte da tripulação da Voepass, antiga Passaredo.

A transcrição do áudio, que tem cerca de duas horas, foi realizada pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea. De acordo com os investigadores, os dados preliminares indicam que o ATR 72-500 perdeu altitude de forma abrupta. No entanto, a análise do áudio por si só não é suficiente para determinar a causa exata da queda.

Conforme a transcrição da caixa-preta, ao notar a perda de sustentação da aeronave, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou o que estava acontecendo e sugeriu "dar potência" ao avião na tentativa de estabilizá-lo e evitar a queda. Infelizmente, a manobra não teve sucesso. Entre a constatação da perda de altitude e o impacto no solo, houve cerca de um minuto, durante o qual a tripulação tentou reagir. O áudio termina com gritos e o estrondo do choque da aeronave contra o solo.

Causa ainda em investigação

O ATR 72-500 possui hélices localizadas na parte superior da fuselagem, próximas à cabine de comando, o que gerou ruídos significativos e dificultou a interpretação dos diálogos gravados. Mesmo assim, em sua análise preliminar, o Cenipa não identificou sons de alertas que poderiam orientar a investigação, como alarmes de incêndio, falhas elétricas ou problemas nos motores.

Até o momento, os dados da caixa-preta não confirmam nem descartam a principal hipótese levantada por especialistas: a de que o avião teria caído devido à formação de gelo nas asas, o que teria levado à perda de estabilidade, conhecida como "estol". A confirmação das causas do acidente dependerá da análise adicional de todos os registros das caixas-pretas e da integração dessas informações.

O relatório preliminar deve ser concluído em 30 dias. Os investigadores esperam, dentro desse prazo, elucidar o "contexto" da tragédia, que ainda é considerado nebuloso.

Investigação internacional

Engenheiros da ATR, fabricante francesa da aeronave, e da Pratt & Whitney, fabricante canadense dos motores, estiveram na sede do Cenipa em Brasília nesta quarta-feira para auxiliar nas investigações. A equipe também conta com o apoio de especialistas da BEA, da França, e da TSB, do Canadá, responsáveis pela segurança dos voos nos respectivos países. A cooperação internacional é parte de acordos vigentes para a investigação de acidentes aéreos dessa magnitude.

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