Moraes surpreende e revoga prisão de militar do Exército

Ler na área do assinante

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu revogar a prisão preventiva de Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente do Exército e alvo de uma operação que investiga suspeitas de monitoramento ilegal de cidadãos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Giancarlo foi apontado pela Polícia Federal como assessor do ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), também investigado no caso. Preso em julho, o militar teria sido, de acordo com as investigações, um dos responsáveis pela execução das ações clandestinas, utilizando, entre outras ferramentas, o sistema First Mile. Um dos alvos de monitoramento ilegal teria sido o ex-deputado Jean Wyllys.

A decisão de Moraes, tomada a partir de um pedido da defesa que destacou o estado de saúde delicado do acusado, impõe que Giancarlo Rodrigues use tornozeleira eletrônica e cumpra diversas restrições, como a proibição de deixar o país e de acessar redes sociais.

Para o ministro, a manutenção da prisão preventiva não se justifica mais, pois as investigações realizadas até o momento pela Polícia Federal indicam que não há mais risco de interferência por parte do acusado.

"No atual momento procedimental, as inúmeras diligências realizadas pela Polícia Federal apontam a desnecessidade da manutenção da prisão preventiva, pois não mais se mantém presentes quaisquer das hipóteses excepcionais e previstas na legislação que admitem a relativização da liberdade de ir e vir para fins de investigação criminal", escreveu Moraes.

A defesa de Giancarlo Gomes Rodrigues, em nota, afirmou que a decisão do ministro confirma a desnecessidade da prisão no caso específico e garantiu que o acusado seguirá todas as condições impostas, colaborando com o andamento do processo e demonstrando respeito às instituições e à lei.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar