Símbolo do Pantanal morre em incêndio devastador e artistas silenciam

Ler na área do assinante

As devastadoras queimadas no Pantanal sul-mato-grossense deixaram um rastro de destruição, vitimando muitos animais, entre eles a onça-pintada 'Gaia'. Este símbolo da região pantaneira vivia na fazenda Caiman, em Miranda, a 212 quilômetros de Campo Grande.

A morte de Gaia foi confirmada nas redes sociais pelo Onçafari, uma instituição dedicada à preservação da biodiversidade em vários biomas brasileiros, com foco em onças-pintadas e lobos-guarás.

“É com grande tristeza que nos despedimos da Gaia, uma das onças monitoradas pelo Onçafari, conhecida pela equipe desde o nascimento. Infelizmente, o fogo interrompeu essa linda jornada e é impossível não sentir profundamente a sua perda”, comunicou a instituição.

Em entrevista ao blog 'Conexão Planeta', a bióloga Lilian Elaine Rampim comentou sobre a tragédia que vitimou Gaia.

“Nós perdemos a Gaia. Ela era uma onça absolutamente especial, filha da Esperança, outra onça marcante na história do Onçafari. Gaia não teve tempo de escapar do fogo. Infelizmente, ele veio com muita intensidade, lambendo tudo de forma cruel”, relatou Lilian, coordenadora dos biólogos da ONG.

Gaia, nascida em 2013, era uma mãe e avó exemplar, tendo gerado pelo menos quatro filhotes conhecidos. Ela encantou centenas de visitantes ao longo dos anos, sendo frequentemente avistada nas alturas das árvores, onde demonstrava sua leveza e habilidade.

“Foi um prazer acompanhar a jornada dela. Ela era incrível, e a gente vai sentir muita saudade. A boa notícia é que ela deixou muitos descendentes, e a nossa missão agora é continuar”, concluiu Lili, emocionada.

As queimadas no Pantanal continuam a ser uma preocupação crítica. De janeiro até agora, quase 1,5 milhão de hectares foram consumidos pelo fogo, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ).

A classe artística, embriagada com os recursos da Lei Rouanet, está emudecida.

Isso é safadeza...

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar