Terremoto de magnitude 7,1 deixa população aterrorizada e surge alerta de tsunami

Ler na área do assinante

Um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter atingiu o sudoeste do Japão nesta quinta-feira (8), levando a Agência Meteorológica do Japão (JMA) a emitir um alerta de tsunami de até um metro para as costas do Pacífico na região. O tremor ocorreu às 16h43 (horário local, 4h43 de Brasília) na costa da província de Miyazaki, na ilha de Kyushu, a uma profundidade de 30 quilômetros, segundo a JMA.

Inicialmente registrado como magnitude 6,9, o terremoto foi posteriormente atualizado para 7,1, com a intensidade máxima registrada na escala sísmica japonesa atingindo nível 6 inferior na parte oriental de Miyazaki. O tremor foi sentido com menor intensidade nas províncias vizinhas de Kagoshima e Kochi.

Em resposta ao terremoto, a JMA alertou para a possibilidade de um tsunami atingindo até um metro de altura nas costas das províncias afetadas, além de áreas como as ilhas de Tanegashima e Yakushima. Nas regiões mais distantes, como o arquipélago de Okinawa e as ilhas Ogasawara, as ondas esperadas são de até 0,2 metros.

As primeiras ondas do tsunami foram detectadas às 17h01 (hora local) no porto de Nichinan, com 20 centímetros de altura, seguidas por ondas menores nos portos de Hyuga e Miyazaki.

Apesar da gravidade do tremor, até o momento, não foram relatados danos materiais significativos ou vítimas no sudoeste do Japão, um país conhecido por sua infraestrutura projetada para resistir a terremotos e tsunamis. No entanto, o Aeroporto de Miyazaki registrou vidros quebrados, e o serviço foi temporariamente suspenso para inspeção da pista. Também houve relatos de um deslizamento de terra em Shibushi e o desabamento de uma casa em Osaki, ambos na província de Kagoshima.

Devido ao terremoto, algumas linhas ferroviárias locais e trechos de rodovias foram fechados para verificações de segurança. O governo japonês formou uma equipe de emergência no Kantei, o gabinete do primeiro-ministro, para monitorar a situação e coordenar as medidas necessárias.

O porta-voz do governo, Yoshimasa Hayashi, afirmou que as autoridades, incluindo a polícia, bombeiros e Forças Auto-Federais, estão preparadas para agir conforme a evolução da situação e pediu que a população acompanhe as atualizações pelos meios de comunicação.

Especialistas alertam para possíveis réplicas nos próximos dias e não descartam que o terremoto possa ser um precursor de um tremor ainda maior na fossa de Nankai, uma das áreas de maior atividade sísmica do mundo, onde um grande terremoto é previsto nas próximas décadas.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar