Como eliminar a tirania da face da Terra?

Ler na área do assinante

Não obedecendo a tiranos, simples.

Simples de falar, difícil de executar,  concordo.

Mas por que é tão difícil executar?

Porque teríamos que sair da comodidade, fazer sacrifícios, aceitar sofrimentos, perseguições, perda da liberdade ou até mesmo a morte.

Não é fácil aceitar passar por isso, quando podemos apenas abaixar a cabeça, obedecer ou, ainda, poder usufruir de algumas vantagens.

A consequência dessa obediência coletiva, seja por medo ou ambição, é a instauração da tirania.

O que auxilia o medo e a ambição é  também a descrença de que a desobediência poderia ser efetiva contra uma tirania.

O indivíduo pensa:

"O que adiantaria eu desobedecer, se todos continuarem obedecendo e só eu seria penalizado?  Não tenho vocação para mártir."

Em síntese são essas as forças motrizes da tirania: o medo, a ambição e o egoísmo.

Como um velho ditado árabe contava, um velho plantava uma tamareira e um menino perguntou:

- Por que está plantando tâmaras, se só vai começar a colher daqui a cem anos e vc não viverá até lá?

Ao que o velho respondeu:

- Se todos pensassem como vc, ninguém comeria tâmaras.

Não sei se realmente demora 100 anos para começar a colher uma tâmara, mas o que importa é o exemplo de abnegação. Fazer o que julga correto, não apenas pensando no benefício próprio, mas por que é necessário fazer e outras pessoas poderão se beneficiar dos seu atos.

Esse foi o ensinamento principal de nosso Divino Mestre Jesus, que viveu mansamente, permitiu que injustiças fossem cometidas contra ele, não reagiu com violência, foi barbaramente torturado e assassinado, mas não cedeu um milímetro de seus valores aos seus tiranos, apenas para deixar esse enorme ensinamento à humanidade, sintetizado no magnífico Sermão da Montanha.

Nesse lindíssimo Sermão estão contidos ensinamentos que erradicariam para sempre a tirania do mundo, caso fossem entendidos e seguidos. Dentre eles o de que "bem aventurados são os mansos, porque herdarão a Terra", "bem aventurados os que são perseguidos pela justiça porque deles é o Reino dos Céus" ou ainda "ofereça a outra face se em uma for agredido" (o que quer dizer: não responda com a mesma violência à violência sofrida).

Em sua época foi um discurso com valores éticos e morais revolucionários, propondo o fim da doutrina da vingança, até então estabelecida no olho por olho, dente por dente. Jesus veio propor uma nova forma de convívio e justiça. Por isso é tão abominado por aqueles que vivem em função do poder material.

Jesus Cristo veio denunciar o fracasso das guerras na história humana, apontando outro caminho para o estabelecimento da luz.

Se as mensagens de Cristo fossem disseminadas e aceitas pela Terra, tiranias e guerras simplesmente não existiriam.

Ghandi, sem ser cristão, comprovou na prática os ensinamentos de Jesus.

Quando os ingleses proibiram a existência de fábricas de tecidos na Índia, para que todos os indianos fossem obrigados a comprar tecidos ingleses, Ghandi aprendeu a fiar, fabricar aqueles tecidos em que vivia enrolado, influenciando milhões de indianos a fazerem o mesmo.

Foi preso.

Quando os ingleses mandaram fechar as fábricas de sal na Índia, para obrigar aos indianos a comprarem sal da Inglaterra, Ghandi foi com uma cuia para a beira da praia, para extrair o sal da água evaporada, estimulando novamente milhões a seguirem seu exemplo.

Foi novamente preso.

Mahatma Ghandi foi preso tantas vezes, que resolveu mudar-se para a vizinhança do presídio, para facilitar a sua vida e a dos policiais.

Tanto fez divulgar suas desobediências civis pacíficas pelo mundo, que derrubou o jugo do Império Britânico, ajudando a conquistar a independência da Índia.

Mas, nesse mundo em que vivemos, talvez ainda mereçamos conviver com a existência de tiranos.

Ghandi foi assassinado exatamente devido ao seu pacifismo. Um fanático que não aceitava a convivência pacífica dos muçulmanos no Paquistão com os hindus na Índia, executou-o.

Pedro Possas. Médico.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

Ler comentários e comentar