AO VIVO: Contra Maduro, Corina leva multidão para as ruas na Venezuela (veja o vídeo)
05/08/2024 às 07:46 Ler na área do assinanteNo sábado (3), milhares de pessoas foram protestar nas ruas de Caracas contra a proclamação da vitória de Maduro e pediram transparência no processo eleitoral.
A Organização dos Estados Americanos (OEA) já divulgou uma uma nota antes do início dos protestos, apelando para que os movimentos fossem pacíficos.
O Supremo Tribunal da Venezuela aguarda que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), controlado por Maduro, entregue as atas de votação.
Esta ação foi uma resposta ao pedido do presidente, que entrou com um processo eleitoral. Para a oposição, trata-se de uma manobra de Maduro para tentar legitimar a fraude.
Em uma rede social, Maduro referiu-se ao Supremo Tribunal de Justiça como autoridade máxima e afirmou ter as atas completas, em referência à acusação de que as atas em posse da oposição são falsas.
Os opositores afirmam ter vencido as eleições com 61% dos votos.
Pelo menos seis países do continente americano reconheceram a vitória da oposição na Venezuela: Peru, Estados Unidos, Panamá, Uruguai, Costa Rica e Equador.
Apenas Brasil, Colômbia e México, aliados do regime, tentam um ‘acordo’.
Veja o vídeo:
Emílio Kerber Filho
Jornalista e escritor
Autor do livro “Por trás das grades - O diário de Anne Brasil”.