Maduro não cairá... Ou, só existe uma possibilidade disso acontecer

Ler na área do assinante

Maduro não cairá porque apoio popular não é necessário numa ditadura.

A brutal ditadura cubana está de pé desde o final dos anos 50. O regime soviético, que assassinou 20 milhões dos seus cidadãos, durou mais de 70 anos. Coreia do Norte e China são outros exemplos.

Numa ditadura, o que importa não é apoio popular, mas a capacidade de controlar os meios de repressão, e a comunicação, utilizada para deixar claro o que acontece com os não alinhados, e impedir a coordenação dos opositores.

Também é importante manter os meios de produção sob o controle do Estado, para deixar a população dependente.

É possível fazer tudo isso com o poder nas mãos de uma fração da sociedade, ligada ao partido. Esse é o único apoio necessário.

A Venezuela já atingiu esse estágio há vários anos. Quando isso acontece, o regime só se desfaz com um colapso interno do arranjo, usualmente provocado pela impossibilidade de manter as benesses da elite no poder, ou através de alguma força externa.

Nenhuma dessas condições se apresenta no momento. A elite comunista vive muito bem, obrigado. E há forças externas, como China, Rússia e Brasil, para apoiar a ditadura, aumentando o custo de uma eventual intervenção americana, que é a última esperança do povo.

Leandro Ruschel

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

Ler comentários e comentar