Grande rede varejista pede socorro à Justiça e falência pode estar próxima

Ler na área do assinante

A rede varejista Novo Mundo, uma das maiores do Centro-Oeste brasileiro, entrou com um pedido de recuperação judicial na quinta-feira (25). A empresa anunciou a decisão por meio de um comunicado oficial.

A recuperação judicial é um processo de reorganização financeira para empresas em crise que ainda têm condições de continuar operando. Se essa tentativa de recuperação falhar, a empresa pode eventualmente entrar em falência.

Conforme a nota divulgada, a medida foi tomada para enfrentar o atual cenário do varejo no Brasil, que ainda sofre com os efeitos da pandemia de Covid-19, além da restrição de crédito, alta da inflação e das taxas de juros.

Mesmo com o pedido de recuperação judicial, as 90 lojas da Novo Mundo continuarão operando normalmente.

“A Novo Mundo está confiante de que superará este desafio e voltará a crescer, permanecendo entre os principais varejistas do Centro-Norte do país”, afirma o comunicado.

Com 68 anos de história, a empresa, que teve início em Goiânia (GO), já superou diversas crises ao longo do tempo e acredita que desta vez não será diferente. O pedido de recuperação judicial foi protocolado na 3ª Vara Cível de Goiânia e está sob a análise do juiz Luciano Borges da Silva.

“A empresa acredita que, ao optar por essa estratégia legal, conseguirá superar os obstáculos para manter sua competitividade, negociando dívidas, garantindo a continuidade das operações, preservando empregos e protegendo os direitos de todos os envolvidos. Tudo isso com o esforço conjunto de todos os colaboradores nas mais de 90 lojas”, destaca o comunicado.

Fornecedores e credores já estão sendo informados sobre a decisão. A Novo Mundo passou por um processo de reestruturação nos últimos anos. Atualmente, conta com 90 lojas, uma redução significativa em relação às 150 unidades de dois anos atrás. Em 2022, o faturamento da empresa foi de R$ 1,3 bilhão em vendas.

A Novo Mundo faz parte do Grupo Martins Ribeiro. Fundada em 1956, a rede está presente em estados como Goiás, Tocantins, Bahia, Pará, Distrito Federal e Maranhão. Seus centros de distribuição estão localizados em Goiânia (GO), Belém (PA) e São Luís (MA), com entrepostos em Santarém (PA) e Palmas (TO).

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar