Um fracasso como cabo eleitoral

Ler na área do assinante

Nesta quarta-feira (24), uma nova notícia decepcionante para a esquerda. Levantamentos feitos pela Quaest e pelo Paraná Pesquisas expuseram mais uma vez a influência política de Lula, ou a má influência.

Com o intuito de medir a capacidade do ex-presidiário como cabo eleitoral (pessoa que promove a candidatura de um político durante uma campanha), a pesquisa foi realizada com eleitores do Rio de Janeiro e de São Paulo, fazendo perguntas sobre a aprovação da gestão de Lula e a influência de seu apoio na decisão de voto e avaliações semelhantes sobre Bolsonaro.

Os resultados revelaram que 75% dos eleitores do Rio de Janeiro não votariam em um candidato apenas por ser apoiado por Lula. Em contrapartida, 23% votariam em um candidato indicado por ele, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder. (A soma ultrapassa 100% devido a arredondamentos).

O desempenho do ex-presidente Bolsonaro foi semelhante: 71% disseram que não votariam em um candidato apenas com base no seu apoio, enquanto 27% afirmaram que sim, e 2% não souberam ou não responderam.

Entretanto, na prática, a diferença entre os dois se torna gritante: quando o nome de Eduardo Paes (PSD), apoiado por Lula, é associado a ele, suas intenções de voto caem de 52% para 46%. Em contraste, quando Alexandre Ramagem (PL) é associado a Bolsonaro, suas intenções de voto sobem de 14% para 30%. Isso mostra que o impacto de Bolsonaro neste quesito é quase o triplo de Lula.

O resultado da pesquisa indica ainda que Lula parece ter um efeito negativo sobre seu candidato no Rio de Janeiro, sugerindo que a associação com seu nome faz seu apoiado perder votos.

Já na capital paulista, a pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas no último dia 19 de julho mostra uma tendência de queda na avaliação positiva da gestão de Lula desde o início do ano. Em fevereiro, a taxa de aprovação era de 54,9%. Desde então, ela diminuiu para 53,6% em março, 50,5% em maio, 49% em junho, e agora está em 48,7%. Por outro lado, a taxa de desaprovação aumentou de 41,9% em fevereiro para 43,6%, depois para 45,7%, 46,9%, e atualmente está em 47,9%.

Lula possui intenções claras de vencer nas eleições municipais deste ano, mas parece estar superestimando seu próprio potencial, ao mesmo tempo em que subestima o de Bolsonaro.

A pesquisa feita pela Quaest e pelo Paraná Pesquisas evidenciou aquilo que já era previsto, Lula será um fracasso como cabo eleitoral.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar