Quais são os 6 recursos mais usados do PDF em nosso cotidiano (e como facilitam a rotina)

Ler na área do assinante

É praticamente impossível lidar com documentos no espaço digital sem conhecer o formato PDF. Ao lado do Word, ele representa de longe a extensão mais usada em variados contextos. E ao contrário do formato criado pela Microsoft, o PDF não carrega problemas de compatibilidade entre dispositivos.

Um documento enviado do Word pode quebrar a formatação ou exibir uma estética incorreta caso o receptor não possua as fontes no computador. O PDF, por outro lado, mantém o documento exato como ele é, o que facilita o envio e recebimento de arquivos no espaço profissional e na vida pessoal.

Diante dessa realidade, vale a pena conhecer quais são os recursos mais usados do PDF e dos editores que usam esse formato. A maioria das ferramentas é conhecida por quem lida com a extensão, mas sempre há algo novo que podemos aprender para aprimorar as tarefas em um cotidiano corrido.

1 – Conversor entre extensões

A tarefa de converter PDF em Word tem utilizações em praticamente todos os espaços da vida cotidiana, dentro e fora do âmbito profissional ou acadêmico. Ler livros digitais, por exemplo, fica muito mais fácil quando podemos modificar alguns aspectos dele num editor, como o modo escuro.

E a conversão de PDF pode existir em variadas formas, tanto saindo desse formato e indo para outros quanto saindo de outros e indo para o PDF. Dentre as extensões que são compatíveis com recursos de PDF estão planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint, o Word e diferentes formatos de imagens.

2 – Compressor de tamanho

Por si só, o PDF é um formato mais leve do que outros similares, de modo que ele costuma ser usado para enviar e receber documentos com agilidade. Mesmo assim, um material extenso pode ter um tamanho considerável, o que requer novas compressões para eliminar os excessos e adequar o total.

No cotidiano, isso é útil para enviar documentos em sites oficiais do governo, por exemplo, os quais costumam colocar um limite baixo que é facilmente ultrapassado com um PDF de alta resolução. Há uma perda de qualidade, mas ela é mínima e não atrapalha o conteúdo dos documentos comprimidos.

3 – Edição sem converter

A alta compatibilidade de arquivos PDF vem associada de um “contra”: qualquer usuário é capaz de abrir o documento, seja do computador ou de um dispositivo móvel, mas o conteúdo dele é imutável. Ao contrário do Word, que abre o editor automaticamente, editar um arquivo em PDF pede recursos.

Editores de PDF podem ser encontrados online ou baixados no computador, de acordo com o que mais convém ao usuário. Independentemente da ferramenta escolhida, o editor de PDF é um dos mais utilizados no cotidiano e facilita os trabalhos, eliminando a necessidade de converter, por exemplo.

4 – Extração e exclusão de páginas

Nem sempre um documento de PDF é inteiramente relevante para uma situação. Ao receber um livro completo digitalizado, por exemplo, você pode se interessar apenas por um capítulo. Isso é muito comum em contextos acadêmicos, mas também pode ocorrer no meio profissional ou na vida pessoal.

A solução? Extrair ou excluir partes do documento original! Esse recurso é um dos mais usados no PDF porque permite que não precise ficar descendo páginas e mais páginas para encontrar o que busca. Em especial para quem acessa documentos de redes móveis, economizar a internet faz muita diferença.

5 – Junção de múltiplos documentos

No item anterior nós falamos sobre o ato de separar partes de PDF, mas e o contrário? Unir vários arquivos em um único é algo igualmente útil e que pode ser encontrado em editores de PDF. No dia a dia, isso pode ser interessante para tarefas do trabalho, assuntos de estudos ou durante uma leitura.

Quando capítulos são separados em múltiplos arquivos, por exemplo, o mais legal é colocá-los todos em um único documento, o que a junção faz. No contexto profissional, algumas aplicações incluem relatórios anuais com partes de cada mês, etapas distintas de um mesmo projeto e outros documentos.

6 – OCR de PDF

“OCR” é a sigla de “reconhecimento ótico de caracteres”. Basicamente, trata-se do processo pelo qual a página de um livro é escaneada e o computador reconhece as palavras presentes. Esse é um recurso de PDF, e é o que facilita a vida de quem precisa digitalizar um material físico que não existe online.

Esse recurso do PDF é uma das razões pelas quais ele é o “queridinho” no compartilhamento de arquivos raros ou perdidos. Com o OCR, se torna possível copiar partes de um texto físico em uma tela sem que precise digitar tudo o que está escrito. É fácil perceber como isso facilita os trabalhos diários.

Ler comentários e comentar