Globo: Audiência derrete com mais uma queda dramática
23/07/2024 às 06:46 Ler na área do assinanteNo último domingo, o Fantástico, programa icônico da rede globo, registrou mais uma queda dramática de audiência.
Perdeu 20% de telespectadores em apenas sete dias.
Quase um milhão de televisores deixaram de sintonizar esse velho e decadente produto da globo em relação ao domingo anterior.
Na noite de 16 de abril de 1984, eu caminhava com uma multidão no viaduto do Chá, em São Paulo, em direção ao Vale do Anhangabaú, onde Tancredo Neves faria seu histórico discurso pelas Diretas Já.
Do chão, se ouvia o coro da multidão, em alto e bom som, em direção aos helicópteros da Globo que cobriam o evento:
'-Fora rede globo, o povo não é bobo.'
A revolta não era à toa.
Durante os vinte anos anteriores, a emissora, vendida vergonhosamente ao governo militar, enganava, manipulava e mentia.
Alguns ainda se lembram, por exemplo, de Amaral Neto, o repórter, peça de propaganda do governo militar travestida de jornalismo.
O poder dessa emissora era enorme, a ponto de, 4 anos depois, enfiar goela abaixo da sociedade e dos brasileiros seu próprio candidato à presidência: Fernando Collor, apresentado pouco antes no programa do Chacrinha.
Em 1990, Collor assumiu a presidência, graças à fraude da Globo no último dia de debates, contra Lula, seu adversário.
A Globo era então um poder político.
Hoje, mais de trinta anos depois, para resumir uma longa história, é apenas a sombra do que foi.
Chamada de globolixo justamente, vai pagando o preço por décadas de manipulação da informação e subserviência ao poder de plantão que sempre a favoreceu perdoando e anulando dívidas, e dando condições para que a emissora esmagasse seus concorrentes.
Como em sua fundação, em 1963, quando contratou ilegalmente um diretor da Time em troca de um empréstimo de 6 milhões de dólares.
Pela parceria com o governo militar, a bronca desapareceu e a globo foi destruindo, nos anos seguintes, emissoras como a Tupi, Excelsior e Manchete.
Hoje, comemoramos a queda da audiência da Globo em todos os níveis como comemoramos a agonia de uma praga.
Nem o teatro de âncora molhando sapatinho de luxe na pós enchente do RGS consegue mais levantar essa emissora oportunista.
Mas ela continua no lucro.
Porque já deveria ter deixado de existir há muito tempo.
Marco Angeli Full
https://www.marcoangeli.com.br
Artista plástico, publicitário e diretor de criação.