Gigante fabricante de carros paralisa operações no Brasil

Ler na área do assinante

A Seres, que desembarcou no Brasil no final de julho do ano passado, suspendeu suas operações. Segundo a Autoesporte, a fabricante chinesa está passando por uma reestruturação interna por tempo indeterminado. A marca, que é parceira da Huawei, emplacou somente oito unidades em 2024: cinco Seres 3 e três Seres 5, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Esses veículos são importados de Xangai.

Inicialmente, o modelo de negócios da Seres diferia das montadoras tradicionais, pois não contava com concessionárias e realizava todas as vendas pela internet. Na época, a marca afirmou que essa era uma escolha estratégica e moderna para vender carros no Brasil, similar ao "estilo Tesla", que segue um modelo semelhante.

Em outubro, a empresa mudou de estratégia e inaugurou uma loja no bairro dos Jardins, uma área nobre de São Paulo. Tentamos contato telefônico com a revenda para confirmar se ainda está em operação, mas não obtivemos resposta. Outra loja foi aberta em fevereiro em São Conrado, no Rio de Janeiro, mas também não conseguimos retorno ao tentar contato.

Os carros da Seres

No site oficial da marca, os veículos ainda estão disponíveis para compra. O Seres 3 tem preço inicial de R$ 199.990 e possui uma versão blindada de fábrica, cujo preço não está disponível e é necessário consultar diretamente a empresa.

O SUV elétrico é equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro, que desenvolve 163 cv e 30,6 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos. Suas dimensões são: 4,38 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 318 litros.

As baterias de íon-lítio de 53 kWh proporcionam uma autonomia de até 206 km, de acordo com o Inmetro. O SUV pode ser carregado em fontes de corrente alternada de 7 kW, onde leva pouco mais de sete horas e meia para alcançar a carga completa. Em fontes de corrente contínua de 50 kW, a bateria vai de 20% a 80% da carga em 38 minutos.

O Seres 5 é um SUV de maior porte, com 4,71 metros de comprimento e 2,87 m de entre-eixos. Equipado com dois motores elétricos, ele entrega 585 cv e 95,8 kgfm, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h. Seu preço é de R$ 394 mil, e a marca também oferece uma versão blindada.

As baterias de íon-lítio de 90 kWh podem ser carregadas em eletropostos (70 kWh DC) em 36 minutos, de 20% a 90% da capacidade. A autonomia é de 380 km segundo o Inmetro.

Mais informações sobre o futuro da marca devem ser divulgadas em breve. Enquanto isso, outras fabricantes chinesas como BYD e GWM continuam a obter sucesso nas vendas, e novas marcas, como a Zeekr, já têm planos de iniciar pré-venda no Brasil em setembro.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar