Ditadura da Nicarágua avança e encerra atividades de rádio católica e de ONGs
12/07/2024 às 10:42 Ler na área do assinanteO governo da Nicarágua cancelou o status legal da Associação Radio Maria e de outras 12 organizações sem fins lucrativos, em meio a tensões entre o regime do presidente Daniel Ortega e a Igreja Católica.
A dissolução da emissora Radio Maria – que operava há 40 anos – e das demais organizações foi aprovada em Manágua pela ministra do Interior, María Amelia Coronel, conforme dois acordos ministeriais publicados no Diário Oficial La Gaceta de Nicaragua.
O Ministério do Interior afirmou que a Radio Maria foi fechada por “não conformidade”, alegando que a emissora não havia relatado suas demonstrações financeiras de 2019 a 2023, e seu conselho de administração estava expirado desde 8 de novembro de 2021. A rádio havia anunciado anteriormente a redução de sua programação de 24 para 14 horas diárias devido ao bloqueio de suas contas bancárias, impedindo-a de receber doações.
As relações entre o governo de Ortega e a Igreja Católica deterioraram-se devido à expulsão e prisão de padres, proibição de atividades religiosas e suspensão das relações diplomáticas com o Vaticano.
Além da Radio Maria, outras 12 ONGs tiveram seu status legal cancelado, elevando o número total de ONGs proibidas desde dezembro de 2018 para mais de 3.600, com a maioria de seus bens transferidos para o Estado. A Procuradoria-Geral da República ficará responsável pela transferência dos bens das organizações para o Estado nicaraguense.
Deputados sandinistas, como Filiberto Rodríguez, alegaram que as ONGs usaram recursos de doações para tentar derrubar Ortega nas manifestações de 2018.
A Nicarágua enfrenta uma crise política e social desde abril de 2018, agravada pelas eleições gerais de novembro de 2021, nas quais Ortega foi reeleito para um quinto mandato consecutivo, com seus principais adversários presos. Ortega posteriormente expulsou esses rivais do país e retirou-lhes a nacionalidade e direitos políticos, acusando-os de “traição à pátria”.
Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:
Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Contamos com você!