Gilmar revoga prisão de homem detido com 334 gramas de maconha

Ler na área do assinante

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, decidiu revogar a prisão preventiva de um jovem de 19 anos, detido com 334 gramas de maconha.

O magistrado argumentou que a fundamentação para decretar a prisão preventiva do acusado foi genérica, e sugeriu ao Juízo de 1º grau que "aplique as medidas cautelares que entender cabíveis".

A primeira instância considerou que a prisão preventiva era necessária devido à "gravidade acentuada" do crime, destacando que o tráfico de drogas "funciona como mola propulsora para o cometimento de outros delitos". A liberdade, mesmo com medidas cautelares, poderia "significar estímulo à continuidade delitiva".

A defesa do jovem, preso com 334 gramas de maconha, argumentou que a fundamentação do juízo foi genérica e inerente ao tráfico de drogas. O ministro Gilmar Mendes concordou, afirmando que a decisão do juiz "mostra-se imersa em generalidades e é amparada por elementos que não extrapolam as circunstâncias próprias do crime".

Gilmar também destacou que o jovem possui trabalho lícito e residência fixa, além de não haver qualquer indicação de envolvimento em outros crimes ou de que ele faça parte de uma organização criminosa.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" e ganhe outro livro sobre o STF de forma gratuita. O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar