Renomado médico, famoso internacionalmente por cirurgia inédita, morre em Santa Catarina

Ler na área do assinante

Morreu nesta terça-feira (9) o médico neurocirurgião Marcos Flávio Ghizoni, aos 78 anos de idade.

O renomado profissional ficou conhecido internacionalmente depois de fazer uma cirurgia neurológica em que o paciente ficou acordado, cantando e tocando violão durante todo o procedimento para retirada de um tumor no cérebro.

Em 2015, Anthony Diaz, de 33 anos, cantou e tocou violão durante as nove horas no centro cirúrgico. Na época, Ghizoni contou que manter o paciente acordado era uma decisão estratégica, usada para diminuir o risco de lesões durante a retirada do tumor.

Acordado, o paciente consegue até ajudar a equipe nesse tipo de cirurgia. Se algum procedimento, por exemplo, atrapalha a fala ou a coordenação, é hora de parar.

Ghizoni estava internado desde a semana passada em Santa Catarina, lutava contra um câncer de intestino e não resistiu a uma cirurgia.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" e ganhe outro livro sobre o STF de forma gratuita. O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar