Frente fria chega ao Brasil com temperaturas de -2°C e possibilidade de neve

Ler na área do assinante

Uma frente fria intensa está prestes a atingir o Sul do Brasil, com temperaturas mínimas que podem chegar a -2°C e chance de neve. O fenômeno deve alcançar o país a partir desta quinta-feira, 4. A forte onda de frio é causada por uma massa de ar vinda do Chile, Argentina e Uruguai.

Na manhã desta quarta-feira, 3, algumas províncias argentinas registraram mínimas de -10°C, um cenário semelhante ao esperado para quinta-feira. Mesmo com a redução da intensidade do frio, a onda deve se deslocar para o Uruguai e o Sul do Brasil.

A previsão indica que o frio mais intenso deve atingir o Sul do Brasil no fim de semana, especialmente nas madrugadas e manhãs de sábado, 6. A região da Campanha Gaúcha pode registrar temperaturas próximas a -2°C, com sensação térmica ainda menor.

Possibilidade de neve no Sul

Espera-se geadas fortes na metade sul gaúcha, enquanto as serras gaúcha e catarinense devem amanhecer frias e com chuva, o que possibilita eventos de chuva congelada. De acordo com simulações do site Meteored, “a previsão é de neve nos países mais frios nos próximos dias”.

O inverno chegou com força, e as ondas de frio têm se destacado pela frequência, abrangência e intensidade. No último fim de semana, a Região Sul do Brasil já enfrentou condições climáticas adversas, com muito frio.

A partir de domingo, 7, o frio começará a diminuir gradualmente, embora ainda possam ocorrer temperaturas muito baixas, mas não negativas. Mesmo com termômetros acima de 0°C, a possibilidade de geadas permanece, além de chances de chuva congelada nas serras gaúcha e catarinense na manhã de domingo.

da Redação Ler comentários e comentar