Jornalista é hostilizada por militantes ao questionar Paulo Pimenta

Ler na área do assinante

A repórter Maria Eduarda Romagna, do Grupo Bandeirantes, enfrentou xingamentos e vaias de militantes políticos após questionar o ministro Paulo Pimenta sobre a demora nas ações de apoio ao Rio Grande do Sul. O incidente ocorreu nesta quarta-feira (3) no Mercado Municipal de Porto Alegre, durante um evento oficial do governo federal que contou também com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Em uma nota oficial, a Band do Rio Grande do Sul classificou a reação dos militantes como inesperada e defendeu a pergunta da repórter como “legítima” e de “interesse a toda a população”. A emissora expressou apoio à jornalista e condenou o comportamento dos militantes políticos, destacando a importância da “liberdade de imprensa” em regimes democráticos.

Maria Eduarda havia questionado o ministro sobre a entrega do auxílio-reconstrução para o Rio Grande do Sul, que sofreu com enchentes em 478 cidades nos meses de abril e maio. A hostilização dos militantes começou logo após a pergunta.

A Band enfatizou em sua nota que “a liberdade de imprensa é pedra angular do Estado Democrático de Direito” e que “a tentativa de intimidar jornalistas por meio de agressões verbais representa um ataque aos princípios basilares da sociedade livre”. A emissora criticou os militantes que dizem defender a democracia, mas que protagonizam tais atos.

Reações ao governo federal

As críticas ao governo federal, representado por Paulo Pimenta, aumentaram após uma reunião em Brasília entre prefeitos e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB-RS), afirmou que as necessidades da capital gaúcha não foram atendidas pela equipe de Lula até o momento. “Tudo que pedi até agora foi solenemente ignorado”, disse Melo.

Histórico de intimidação

Este não é o primeiro caso de hostilização contra jornalistas que questionam Paulo Pimenta. Em 16 de maio, a repórter da revista Oeste, Sarah Peres, sofreu intimidações após noticiar a visita de Pimenta e seus assessores a uma churrascaria em Porto Alegre. O ministro e seu time enviaram mensagens criticando a jornalista, acusando-a de divulgar informações falsas e desonestas.

Embora Pimenta e Guto Guterres, responsável pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), tenham negado que a reunião na churrascaria tenha sido um evento informal, justificaram que se tratou de um “encontro institucional” para discutir a retomada econômica no Estado.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar