Lula enfrenta 10 derrotas significativas no Congresso em um ano e meio (confira a lista)

Ler na área do assinante

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa um ano e meio hoje (1º de julho de 2024). Durante esse período, apesar de ter aprovado alguns projetos  para a equipe econômica liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governo sofreu pelo menos 10 derrotas significativas, principalmente em pautas ideológicas e de costumes.

O petista mantém uma relação tumultuada com o Legislativo, marcada por uma frágil articulação política. A falta de diálogo, sob a responsabilidade do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), é uma queixa recorrente dos congressistas.

Em abril, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), criticou Padilha diretamente, chamando-o de desafeto e incompetente. Posteriormente, Lira reconheceu "erros e acertos" em sua declaração.

Péssima articulação política

Os primeiros sinais de alerta sobre a má articulação política surgiram nos primeiros seis meses de governo.

O Congresso aprovou a medida provisória (MP) que reorganizava os ministérios apenas no último dia de sua vigência, e ainda enfraqueceu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao retirar a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e o CAR (Cadastro Ambiental Rural) das competências de seu ministério.

O ápice da insatisfação no Congresso ocorreu quando Lira chamou Padilha publicamente de "incompetente".

Recentemente, a boa vontade do Congresso com parte da agenda econômica do governo azedou com a desoneração da folha de pagamento e dos municípios. Após derrubar o veto de Lula à prorrogação da medida, o Executivo e o Legislativo entraram em um impasse.

Para compensar a desoneração, o ministro da Fazenda enviou ao Congresso, em 4 de junho, uma MP que limitava o uso de créditos tributários das empresas com o PIS/Cofins (Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

Mal recebida pela classe empresarial, a medida foi devolvida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ao Poder 360, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Vanderlan Cardoso (PSD-GO), afirmou que "tudo tem limite".

As principais reclamações dos congressistas incluem o descumprimento de acordos pelo governo, como nos casos da desoneração da folha de pagamento e da taxação das "comprinhas" (de até US$ 50), a influência da primeira-dama Janja sobre Lula e a dificuldade de tratar diretamente com o presidente sobre pautas de interesse do Planalto.

Confira a lista:

01 - Em 03/05/2023: A Câmara derrubou dispositivos de 2 decretos de Lula (PT) que revogaram trechos do Marco do Saneamento Básico.
02 - Em 01/06/2023: O Congresso aprovou o texto de reestruturação dos ministérios (MP 1.154 de 2023) no dia em que o texto caducaria; esvaziou o Ministério do Meio Ambiente e recriou a Funasa, que havia sido extinta em janeiro.
03 - Em 14/12/2023: Lula vetou o trecho do Marco Temporal (PL 2.903 de 2023) que limitava a demarcação de terras indígenas, mas o Congresso derrubou o veto em dezembro.
04 - Em 09/04/2024: O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), enterrou a proposta de fake news (PL 2.630 de 2020) por falta de acordo entre os líderes partidários.
05 - Em 14/05/2024: A medida provisória de desoneração (MP 1.202 de 2023) determinava inicialmente o fim da desoneração para 17 setores da economia e aos municípios e extinguia o Perse; depois de insatisfação, o texto foi desidratado.
06 - Em 21/05/2024: A Câmara aprovou o projeto de lei (PL 709 de 2023) que proíbe invasores de terras de receber auxílios do governo.
07 - Em 28/05/2024: O Congresso derrubou o veto do presidente Lula à lei que proibiu as saídas temporárias de presos para visitar familiares.
08 - Em 28/05/2024: O Congresso manteve o veto do ex-presidente Bolsonaro que impede a criminalização das notícias falsas.
09 - Em 28/05/2024: O Congresso revogou o veto de Lula à emenda da oposição na LDO que impede o uso de verba para ações que "promovam aborto e transição de gênero".
10 - Em 11/06/2024: O Congresso derrubou o texto da medida provisória de compensação da desoneração (MP 1.227 de 2024) que limitava o uso de créditos tributários das empresas com o PIS/Cofins.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" e ganhe outro livro sobre o STF de forma gratuita. O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar