PF cumpre mandados de prisão contra ex-executivos da Americanas

Ler na área do assinante

Na manhã desta quinta-feira (27/6), a Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Disclosure, que tem como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão no Rio de Janeiro contra ex-executivos das Lojas Americanas. A operação investiga supostos crimes contra o mercado financeiro e organização criminosa.

Os investigados somam 14 pessoas, incluindo o ex-CEO da varejista, Miguel Gutierrez, e a ex-diretora Anna Christina Ramos Saicali, ambos alvos de mandado de prisão e atualmente fora do país. O grupo é acusado de estar envolvido na maior fraude da história do mercado financeiro brasileiro, com um valor estimado em 25,3 bilhões de reais.

Os mandados foram emitidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, resultando de uma investigação conjunta entre a PF, o Ministério Público Federal (MPF) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A operação conta com a participação de 80 policiais federais.

Conforme a decisão judicial, a PF atribui aos investigados a prática de “manobras fraudulentas” para alterar “os resultados reais da empresa”, com o intuito de obter vantagens indevidas por meio de bônus por metas atingidas e elevar ilicitamente a cotação das ações das Americanas, gerando ganhos financeiros injustificados para os envolvidos que possuíam participação acionária nas empresas.

De acordo com os investigadores, essas manobras “causaram grande prejuízo para os demais acionistas, especialmente os minoritários, que realizaram transações acionárias com preços inflacionados devido à falsa saúde financeira das empresas”. Os crimes em investigação incluem manipulação de mercado e uso de informação privilegiada.

As investigações foram impulsionadas por delações premiadas de ex-diretores Marcelo da Silva Nunes e Flávia Pereira Carneiro Mota. Eles revelaram que as fraudes começavam com a preparação de um arquivo chamado “verdes e vermelhos” pela equipe de Relações com Investidores, parte de um “kit de fechamento trimestral”. Esse arquivo continha as expectativas de crescimento dos analistas de mercado. Quando essas expectativas não eram atingidas, a diretoria alterava os resultados para evitar frustrações no mercado.

A PF obteve cópias desses arquivos “Verdes e Vermelhos”, que comparam números prévios com as expectativas de mercado. Também há registros de conversas e e-mails entre os executivos da rede varejista, evidenciando ordens internas para ajustar os números reais aos esperados pelo mercado.

São alvos da operação da PF: Anna Christina Soteto, Carlos Eduardo Padilha, Anna Saicali, Fabio Abrate, Jean Pierre Ferreira, Fabien Picavet, Luiz Augusto Henriques, João Guerra Duarte Neto, José Timotheo de Barros, Murilo dos Santos Correa, Marcio Cruz Meirelles, Maria Christina do Nascimento e Raoni Lapagesse Franco.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" e ganhe outro livro sobre o STF de forma gratuita. O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar