A importância dos Cuidados Paliativos em crises sanitárias. É fundamental!

Ler na área do assinante

Foi-se o tempo em que falar de Cuidados Paliativos era uma assistência em saúde ofertada quando o paciente estava em fase “terminal”. Hoje, já se indica os CUIDADOS PALIATIVOS logo após o diagnóstico de uma doença grave, associado a tratamentos médicos com intenção curativa, com objetivo de promover a qualidade de vida da enferma (independente de sua idade), seus familiares e cuidadores.

Há equipes interprofissionais especializadas em várias unidades de saúde do país, conhecedores e atuantes em Cuidados Paliativos - uma nova (ou antiga, se pensarmos em boa prática médica), concepção de tratamento de saúde, inclusive, sob aspectos emocionais e espirituais.

O movimento social Frente PaliATIVISTAS tem a adesão de profissionais da área da saúde, gestores e usuários, para a consolidação da Política Nacional de Cuidados Paliativos no SUS. Sob aspectos da assistência integral à saúde, como controle dos sintomas, evidências humanísticas e bioética, os CUIDADOS PALIATIVOS se tornam essenciais. Atualmente milhares de brasileiros necessitam de Cuidados Paliativos e não têm acesso a esse tipo de cuidado.

E assim, ainda com obstáculos a serem superados, nasceu a Frente PaliATIVISTAS: Cuidados Paliativos pelo Brasil (2023 - Instagram: @frentepaliativistas). Sua Comissão Executiva foi composta pelo médica paliativista dra. Julieta Carriconde Fripp, idealizadora do projeto, pelo dr. Samir Salman, presidente do Instituto Premier e fundador do primeiro hospital particular especializado em Cuidados Paliativos, o Hospital Premier (1994), e pelas educadoras em saúde, a fisiatra dra Amirah Salman e a ativista em direitos humanos Manuela Salman.

O trabalho dos PaliATIVISTAS frente aos desafios da tragédia e do caos no Rio Grande do Sul, que se prontificaram imediatamente para ajudar e apoiar os vitimados através do Instituto Premier e da Frente PaliATIVISTAS veio em boa hora. 

  

Os esforços não pararam por aí. Unindo-se ao SOS Saúde Rio Grande do Sul, ao INCA - Instituto Nacional do Câncer, às plataformas Doctor8 e LILA e à AECP - Academia Estadual de Cuidados Paliativos/RS, vem contribuindo de forma ativa e cativante, levando tratamento de Cuidados Paliativos, conforto e autoestima para os gaúchos afetados pela tragédia humanitária causada pelas enchentes.

Disponibilizado através um plano de ação, o objetivo é ofertar suporte remoto, telemonitoramento e teleatendimento especializado às pessoas com necessidades em Cuidados Paliativos afetadas pela tragédia no sul do Brasil.

Links para voluntários nos Cuidados Paliativos:

- Baixe o App Lila Profissional em seu celular ou acesse o Lila Profissional (web):

- https://app.lilasaude.com.br/

- Cadastre-se no site da doctor8:

- https://doctor8.app

Links para pacientes:

- LILA App: baixe no seu celular.

- Código de acesso exclusivo: sosrs24 

- Link de cadastro: https://lilasaude.com.br/cadastro-rs

- Cadastro Doctor8: https://doctor8.app

- ATENÇÃO: ignorar valores. Tratamento gratuito às vítimas no RS.

Apoio:          

Foto de Alexandre Siqueira

Alexandre Siqueira

Jornalista independente - Colunista Jornal da Cidade Online - Autor dos livros Perdeu, Mané! e Jornalismo: a um passo do abismo..., da série Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Visite:
  http://livrariafactus.com.br

Ler comentários e comentar