Novidade surge e empresas iniciam demissões de funcionários que fingem trabalhar

Ler na área do assinante

Empresas estão demitindo funcionários que fingem estar trabalhando durante o home office. Um exemplo recente é o banco Wells Fargo, que dispensou uma dezena de funcionários nos Estados Unidos por “simulação de atividades no teclado do computador”. Esse caso ilustra a determinação de algumas empresas em detectar fraudes na era do trabalho remoto.

Para identificar esses comportamentos, muitas companhias adotam técnicas avançadas e utilizam softwares de vigilância, conhecidos como “tattleware”. Desde o início da pandemia, a demanda por essas ferramentas explodiu. Elas são instaladas nos computadores da empresa e monitoram a produtividade dos colaboradores por meio de diversos métodos, como a atividade do teclado, a geolocalização e até a vigilância do local de trabalho.

Por exemplo, uma empresa de marketing com sede na Flórida instalou um programa que realiza capturas de tela a cada 10 minutos para vigiar a atividade de seus funcionários, conforme relatado pela revista Harvard Business Review.

Alguns trabalhadores, para evitar esses dispositivos, recorrem a ferramentas que simulam o movimento do mouse, evitando que o computador entre em modo de suspensão. Tutoriais no TikTok e YouTube ensinam técnicas para aparentar atividade, como criar falsas apresentações de PowerPoint para “quando precisa de um cochilo”. Outra dica comum é abrir um programa de escrita e colocar um objeto para pressionar uma tecla, preenchendo a página com o mesmo caractere e mantendo a aparência de atividade.

O instrumento mais popular é um dispositivo que move o mouse automaticamente e pode ser comprado por US$ 11 (aproximadamente R$ 58 na cotação atual). Essas medidas mostram a criatividade dos trabalhadores para driblar a vigilância tecnológica, embora arriscando suas carreiras ao fazê-lo.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar