OAB rompe o silêncio sobre o PL do aborto

Ler na área do assinante

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou um parecer rejeitando o Projeto de Lei 1904/2024, que equipara o aborto após 22 semanas ao crime de homicídio, inclusive em casos de estupro. A decisão destaca a preocupação da OAB com os impactos sociais e de saúde que essa medida poderia causar, especialmente entre as populações mais vulneráveis.

O documento critica duramente o projeto, descrevendo-o como "grosseiro e desconexo da realidade". Segundo a entidade, a proposta ignora aspectos psicológicos e fisiológicos cruciais para a saúde das mulheres, especialmente aquelas que são vítimas de estupro ou que carregam fetos anencéfalos.

"O texto grosseiro e desconexo da realidade expresso no Projeto de Lei 1904/2024 denota o mais completo distanciamento de seus propositores às fissuras sociais do Brasil", afirma o parecer.

Silvia Souza, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) da OAB, comparou a proposta legislativa às perseguições da Inquisição.

"A criminalização de meninas e mulheres que realizem um aborto após a 22ª semana, especialmente em casos de estupro, como um crime de homicídio, está em absoluto descompasso com a realidade social do Brasil", disse Souza.

Ela destacou que a pena de até 20 anos de reclusão é uma medida "atroz, retrógrada e persecutória", semelhante às práticas do século 17.

As conselheiras Helcinkia Albuquerque dos Santos, Katianne Wirna Rodrigues Cruz Aragão, Aurilene Uchôa de Brito e Ana Cláudia Pirajá Bandeira, que ajudaram a elaborar o parecer, também se posicionaram contra o projeto. Após seus discursos no plenário, elas se abraçaram, simbolizando a união da OAB na defesa dos direitos das mulheres.

O parecer da OAB enfatiza que a criminalização do aborto afetaria de forma desproporcional as populações mais vulneráveis, como mulheres negras, pobres e de baixa escolaridade, onde há maior incidência de adolescentes grávidas.

"Incidirá de forma absolutamente atroz sobre a população mais vulnerabilizada", alerta o documento.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar