Caetano Veloso sofre derrota vergonhosa

Ler na área do assinante

O juiz Alexandre de Carvalho Mesquita, da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, negou ao cantor e compositor Caetano Veloso o pedido de indenização de R$ 1,3 milhão contra a marca Osklen e o estilista Oskar Metsavaht pelo uso dos termos “Tropicália” e “tropicalismo” em uma coleção lançada no ano passado.

Ao decidir o caso, o magistrado afirmou que a utilização dos termos não necessita de aprovação ou autorização de Caetano, pois a Tropicália é um movimento cultural que envolve diversos artistas e diferentes formas de expressão além da música. O juiz destacou ainda que o nome do movimento não foi criado por Caetano.

“O autor entende que é ‘um dos idealizadores e executores do projeto Tropicália’ como dito em sua autobiografia. Só por essa afirmação já se verifica que não possui o mesmo absolutamente nenhuma exclusividade sobre a Tropicália, que, como consta dos autos e é fato incontroverso, até por conta do seu contexto histórico, é um movimento cultural brasileiro dos anos 60”, declarou o juiz.

Na ação, os advogados de Caetano argumentaram que o lançamento da coleção da Osklen ocorreu durante uma “janela de oportunidade comercial”, coincidente com o show em que o cantor celebrou os 51 anos do lançamento do álbum "Transa", de 1972, realizado em agosto do ano passado. A defesa do cantor alegou ainda que a promoção das vendas utilizou a imagem de Caetano.

Por outro lado, a defesa da Osklen e de Metsavaht sustentou que a coincidência de datas entre o show e o lançamento da coleção foi acidental, já que o planejamento de uma coleção de moda é feito com bastante antecedência. Segundo os advogados da empresa, a coleção com referência ao tropicalismo foi idealizada ainda em maio de 2022.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar