Nadadora transgênero perde batalha legal e está fora das Olimpíadas de Paris

Ler na área do assinante

A nadadora transgênero Lia Thomas está fora das Olimpíadas de Paris.

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou o recurso da nadadora contra a World Aquatics, que proibiu mulheres transexuais que passaram pela puberdade masculina de disputarem na categoria feminina.

Desde sua vitória no campeonato da NCAA em 2022, Thomas tem sido um ponto central nas discussões sobre a participação de atletas trans em esportes femininos.

A World Aquatics introduziu novas regras logo após sua vitória, criando uma categoria “aberta” para incluir atletas trans, mas ainda não implementou esta categoria em competições importantes.

Lia argumentou que as regras são discriminatórias e violam os direitos humanos e as normas do Comitê Olímpico Internacional.

No entanto, a World Aquatics defendeu suas políticas, afirmando que foram desenvolvidas com base em conselhos médicos e legais de especialistas e visam proteger a integridade das competições femininas.

Lia Thomas tinha planos de tentar disputar a seletiva olímpica americana, mas três meses depois do feito inédito a World Aquátics anunciou a nova política que restringiu a participação de mulheres trans na natação.

Lia Thomas afirmou estar desapontada pela decisão do CAS.

“A decisão do CAS é profundamente decepcionante. As proibições gerais que impedem as mulheres trans de competir são discriminatórias e privam-nos de valiosas oportunidades atléticas que são fundamentais para as nossas identidades. A decisão do CAS deve ser vista como um apelo à ação para todas as mulheres atletas trans para continuarem a lutar pela nossa dignidade e direitos humanos”.

Em junho de 2022, o Congresso Geral Extraordinário da World Aquatics aprovou a criação de uma força-tarefa para estabelecer bases para a criação de uma categoria aberta que permita a participação de mulheres trans na natação. Esses princípios ainda não foram divulgados.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar