Giorgia Meloni dá lição em Macron e tira aborto de esboço de declaração do G7
14/06/2024 às 15:39 Ler na área do assinanteOs líderes do G7 evitaram uma referência direta ao aborto em seu comunicado final nesta sexta-feira (14), conforme revelou um rascunho visto pela agência Reuters.
A Itália recusou-se a ceder à pressão francesa para incluir a palavra, gerando um atrito diplomático entre os dois países.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, acusou o presidente francês, Emmanuel Macron, de tentar "marcar pontos políticos" antes das eleições nacionais na França.
O comunicado do G7 reafirmou os compromissos com "o acesso universal a serviços de saúde adequados, acessíveis e de qualidade para as mulheres", conforme decidido na cúpula de Hiroshima, no Japão, no ano anterior, mas omitiu a menção específica ao aborto que estava presente no comunicado de 2023.
Roma, que detém a presidência rotativa do G7, argumentou que não era necessário usar essa linguagem, pois o compromisso de Hiroshima já havia sido reiterado. No entanto, diplomatas afirmaram que França e Canadá tentaram reforçar a linguagem sobre o "direito ao aborto", mas enfrentaram forte resistência dos italianos.
"Vocês não têm a mesma sensibilidade em seu país", disse Macron a um repórter italiano na noite de quinta-feira (13).
"A França tem uma visão de igualdade entre mulheres e homens, mas essa não é uma visão compartilhada por todo o espectro político."
Meloni, que é contra o aborto, respondeu que não havia motivo para gerar uma polêmica sobre o assunto.
"Acho que é profundamente errado, em tempos difíceis como estes, fazer campanha (para uma eleição) usando um fórum precioso como o G7", declarou a premiê a repórteres.
O Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!
Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:
Basta clicar no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
Contamos com você!