Depois de longos meses de queda, arrecadação volta a crescer na Argentina

Ler na área do assinante

Após oito meses consecutivos de queda, a arrecadação de impostos na Argentina voltou a subir. No total, o país coletou 13,38 milhões de pesos em tributos, uma variação anual de 320,9%, conforme divulgado pela Administração Federal de Ingressos Públicos (Afip).

Com esse aumento, as receitas fiscais subiram cerca de 10% em termos reais em relação ao ano anterior, considerando o desconto da inflação.

O imposto que mais cresceu foi o Imposto País, atingindo 563,1 milhões de pesos — uma alta de 1.239,3% nos últimos 12 meses.

Segundo a Afip, essa alta expressiva se deve à ampliação da base tributária com as receitas provenientes de operações de compra de moeda estrangeira para pagamento de importações, realizadas por meio das Bopreal (“Obrigações para Reconstrução de uma Argentina Livre”).

Em dezembro do ano passado, o Banco Central da Argentina anunciou a emissão de três séries de títulos denominados em dólares, com vencimentos em 2025, 2026 e 2027. A medida foi uma tentativa do novo governo de reforçar as reservas estrangeiras e sair da crise econômica.

Imposto de Renda impulsionou arrecadação na Argentina

Além disso, os tributos recolhidos por meio do Imposto de Renda também foram um importante impulsionador da arrecadação federal no país. No total, foram arrecadados 5,51 milhões de pesos, representando um aumento de 585,8%.

O terceiro pilar de receitas foram os tributos relacionados à exportação, que somaram 751,2 milhões de pesos, um crescimento de 323,4%. Em termos reais, esse valor representa um aumento de 11%, apesar da queda nos preços dos cereais e da valorização da moeda.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar