STF força a barra e mantém Moro “refém”

Ler na área do assinante

A Primeira Turma do STF aceitou nesta terça-feira (4), o pedido de abertura de ação penal feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Sergio Moro. por alegadas ofensas ao ministro Gilmar Mendes, após o parlamentar ter feito uma piada privada vazada por terceiros, no contexto inicialmente omitido de brincadeira de prisão em barraquinha de festa junina.

Os fatos ocorreram em 2022, mas a Primeira Turma entendeu que o marco temporal para que o caso fosse analisado pelo STF é 14 de junho de 2023, quando Moro já detinha mandato de senador.

Do outro lado, os ministros afastaram a tese de que Moro seria coberto pela imunidade parlamentar.

A Primeira Turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia (relatora do caso), Cristiano Zanin e Flávio Dino.

O ex-procurador Deltan Dallagnol fez uma análise acertada do caso e apontou o absurdo da decisão:

“O senador Sérgio Moro acabou de se tornar réu no Supremo por uma piada de festa junina envolvendo o ministro Gilmar Mendes, divulgada por meio de um vídeo editado, descontextualizado e publicado por terceiros.
Ministros da 1ª Turma do STF afirmaram que a competência é do Supremo apesar de o fato ter ocorrido em meados de 2022, quando Moro não era senador e não tinha foro privilegiado na corte.
Os ministros consideraram que o STF é competente em razão de o vídeo ter sido publicado em abril de 2023, quando Moro já era senador. A justificativa não faz sentido, porque o vídeo não foi publicado por Moro, mas por terceiros.
A decisão do STF de hoje é totalmente incompatível com a postura "garantista" adotada pelo próprio Supremo, que tem anulado e derrubado casos da Lava Jato por muito menos.”

Assim, Moro que recentemente garantiu o seu mandato no TSE, permanece refém do STF.

Esse é o fato.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar